DestaquesGeralMac

Nova linha ultra-fina do MacBook é apresentada no evento especial

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Não faltaram rumores e vazamentos sobre o tão falado MacBook com tela de 12 polegadas. Mesmo com alguns não acreditando que ele seria anunciado agora, a Apple apresentou a nova linha no evento especial desta segunda. Nem Air, nem Pro, mas sim, apenas MacBook.

MacBook

Das linhas anteriores, só herdou o sistema operacional. Desde o corpo incrivelmente fino construído apenas com uma única peça de alumínio até a nova tela Retina de 12 polegadas, o MacBook foi completamente redesenhado. A parte do MacBook de maior espessura tem apenas 13,1 milímetros de espessura, sendo muito mais fino que o atual MacBook Air. Além da espessura, o peso também diminuiu significativamente, tendo apenas pouco mais de 900 gramas. As novas cores cinza espacial e dourado também chamaram a atenção.

MacBook 2015

Ao ver o novo MacBook aberto pela primeira vez, a primeira coisa que se nota é a redução nas bordas, seja na tela ou em torno do teclado. A redução aconteceu para que a tela e o teclado pudessem ficar maiores sem precisar aumentar o corpo do computador. O teclado agora conta uma nova tecnologia chamada de “Mecanismo Borboleta”, em que as teclas, quando pressionadas, são reconhecidas mais rapidamente e afundam com mais suavidade, permitindo não só que a espessura do teclado fosse reduzida, como também aumentando a velocidade da digitação.

MacBook

Diferente de todos os MacBooks anteriores, o teclado do novo MacBook tem LEDs próprios para cada tecla, gerando uma iluminação precisa apenas nos pontos necessários, sem vazamento de luz. Em cima do teclado há um novo sistema de som, que também funciona como um resfriador da máquina, já que o novo MacBook não possui ventoinhas.

Como já foi citado, a Apple já trouxe logo de início a tela Retina para o novo MacBook. A tela tem 12 polegadas e a resolução de 2304 x 1440, com 3 milhões de pixels e a proporção 16:10, sendo consideravelmente maior que a resolução Full HD (1080p).

MacBook Retina

Muito além da resolução, a tela Retina do novo MacBook é repleta de tecnologias de ponta em todos os sentidos. O vidro da tela tem apenas 0,5 milímetros de espessura, totalizando 0,88 milímetros com o LCD. Os pixels também foram redesenhados, agora com uma abertura maior, permitindo uma maior passagem de luz, o que leva a nova tela Retina a ser 30% mais econômica, no quesito de energia, do que as anteriores.

MacBook Forcepad

 

O trackpad também tem uma tecnologia completamente diferente das anteriores, inspirada na que já é utilizada na tela do Watch. Chamado de Trackpad Force Touch, ele tem sensores que reconhecem a força com que o usuário pressiona a superfície, possibilitando assim várias ações diferentes. O clique mecânico foi substituído pela Taptic Engine, a mesma do Watch, que responde os toques sutilmente, além de contar com vários novos gestos.

MacBook Taptic Engine

Agora, é possível acelerar ou desacelerar um vídeo, executar determinada ação como buscar a definição de uma palavra e até escrever no trackpad com o traço fino ou grosso utilizando os sensores de força do Trackpad Force Touch.

Internamente, o novo MacBook também é completamente diferente de qualquer outro Mac já visto. Primeiramente, a Apple optou por remover todas as ventoinhas internas, reduzindo não só o espaço interno ocupado, como também os ruídos do computador, que agora é quase completamente silencioso. A placa mãe do MacBook foi drasticamente reduzida, sendo quase do tamanho de um iPhone, levando o consumo de energia médio para mínimos 10,10 kWh por ano.

MacBook Internal

E o resto do espaço interno? Bom, a Apple utilizou o restante para algo incrível e realmente útil. Sim, baterias, é o que preenche quase que completamente a parte interna do novo MacBook. O novo sistema de bateria dura um dia todo, de acordo com a Apple, com cerca de 35% mais de capacidade que a dos Macs anteriores.

As conexões foram reduzidas, basicamente, para uma única porta USB do tipo C e outra para fones de ouvido. Nada de entradas comuns de USB, cartão de memória ou MagSafe. Tudo, desde a conexão de monitores externos até o carregamento da bateria do MacBook será feito pela nova e única conexão USB do tipo C, que é reversível, assim como o Lightning.

MacBook USB C

A Apple também já disponibilizou na loja vários adaptadores externos para a conexão USB do tipo C, como HDMI, VGA e porta USB comum. Também há um adaptador que conta com todas as entradas juntas, por 79 Dólares, ou 429 Reais no Brasil. Vale lembrar que a porta USB do tipo C não é compatível com qualquer USB atual, nem mesmo com o cabo do iPhone ou iPad. Tudo dependerá de adaptadores, por enquanto.

As configurações internas também são ótimas para quem pretende utilizar o MacBook em tarefas do dia a dia. Assim como esperado, ele conta com um processador Intel Core M e gráficos Intel HD 5300, todos os modelos com 8GB de memória RAM. Nos Estados Unidos, o modelo de entrada, com processador de 1.1GHz (Turbo Boost de até 2.4GHz) e 256GB SSD de capacidade será vendido por $1299. Já no Brasil, o preço assustou a muitos, com valores de R$ 8.499 até R$ 10.499 para os modelos configurados por padrão.

O novo MacBook começará a ser vendido mundialmente no dia 10 de abril, junto com o início da pré-venda do Apple Watch.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.