Desde 2018, a Apple passou a disponibilizar anualmente novos temas para o Apple Watch em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho. Na última semana, a empresa lançou a quinta versão de testes do watchOS 6.2.5 para desenvolvedores e, com ela, a versão de 2020 do tema “Orgulho”.
Os mostradores tradicionais do “Orgulho”, que estão disponíveis nas versões digital e analógico, ganharam novas cores em tons pastéis neste ano. Só que, dessa vez, a Apple foi além e disponibilizou as cores do arco-íris para vários outros temas do Apple Watch, como o California, Gradiente e Numerais. Todos eles agora podem ser personalizados com detalhes coloridos.
No caso dos mostradores “Orgulho”, a Apple manteve as animações nas cores da bandeira LGBTQIA+ ao girar a Coroa Digital do Apple Watch. Nos demais temas, apenas os números ficam com as cores do arco-íris. Confira todas as novas possibilidades de configuração abaixo:
Com base nos anos anteriores, é muito provável que a Apple lançará uma nova edição da pulseira especial do Orgulho LGBTQIA+ com as cores do tema de 2020 em breve — geralmente isso acontece logo no início de junho. Já sobre o watchOS 6.2.5, ainda não há uma data confirmada para que a atualização seja disponibilizada ao público, mas há grandes chances do lançamento acontecer nos próximos dias.
Curiosamente, na data em que essa matéria foi publicada (17), comemora-se o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia. A data em questão se tornou um símbolo pois foi neste dia, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.
A Apple defende a causa LGBTQIA+ abertamente, sendo que o próprio atual CEO da empresa, Tim Cook, decidiu assumir-se gay ao público em 2014. “A inclusão inspira inovação” se tornou um dos slogans da companhia deste então.