Já faz um ano que diversos rumores circulam na internet sobre um suposto novo MacBook com tela de 12 polegadas, sendo que, no final do ano passado, chegamos a publicar que a Apple já estaria preparando tudo para o início da produção do novo computador logo no começo de 2015. Mark Gurman, do site 9to5Mac, mais uma vez corroba os rumores do novo MacBook com suas fontes confiáveis dentro da Apple.
Ao que parece, a Apple está realmente desenvolvendo um novo MacBook — aparentemente, uma continuação do MacBook Air — com tela Retina de 12 polegadas, muito mais fino e leve do que os atuais da linha Air. Uma fonte que trabalha na empresa e teve a oportunidade de utilizar um dos protótipos do computador revelou diversos detalhes.
O novo MacBook, no quesito de tamanho, será pouco maior que o atual MacBook Air de 11 polegadas, porém com uma tela de quase 13 polegadas. Isso será possível graças a uma diminuição no tamanho das bordas em torno da tela.
As bordas da tela não foram as únicas a serem diminuidas, mas também aquelas no corpo do MacBook, ao redor do teclado. Na verdade, foram praticamente excluídas para acomodar um teclado e trackpad maiores. Falando em trackpad, este vai deixar de ter o clique mecânico, funcionando únicamente por gestos multitouch.
Ao que parece, o novo MacBook de 12 polegadas também terá seu sistema de som aprimorado (Beats?), como se pode perceber pelas quatro saídas de áudio em cima do teclado. O empregado da Apple comentou também que as saídas de áudio servirão, ao mesmo tempo, como ventilação para o computador, considerando que, pela espessura, não terá ventoinhas e será muito silencioso.
A eliminação do trackpad mecânico é uma das diversas mudanças que permitiram diminuir consideravelmente a espessura do novo MacBook. Em uma comparação com o MacBook Air de 11 polegadas, o novo modelo será, de longe, mais fino, seguindo o padrão de ficar mais fino do topo até a ponta.
Novo MacBook 12″ x MacBook Air 11″
O novo MacBook será tão fino que até os empregados da Apple se referem a ele internamente como “MacBook Stealth” (algo como invisível). Essa redução implicou na remoção de várias das conexões externas, para não falar todas.
No lado direito do MacBook, há apenas uma entrada para fones de ouvido e dois microfones para redução de ruídos, enquanto no lado esquerdo, só há uma única porta USB Tipo-C. Nada de portas USB padrões, leitor de cartão SD, porta Thunderbolt e nem mesmo o conector MagSafe. Como este seria um protótipo não tão recente do computador, a Apple pode mudar as coisas e adicionar mais conexões até o anúncio oficial do novo MacBook, porém, considerando a espessura do computador, é algo até improvável de acontecer.
Muitos agora devem se perguntar como os usuários farão para conectar um monitor externo ou até mesmo carregar a bateria do MacBook apenas com uma porta, e a resposta não é difícil. A nova conexão USB Tipo-C é muito mais rápida e eficiente do que as atuais conexões USB 2.0 e 3.0, sendo possível transferir dados em alta velocidade, conectar um monitor externo e até mesmo carregar o computador. Inclusive, o conector do USB Tipo-C é reversível, como o conector Lightning da Apple.
É provável que a Apple disponibilize junto com o novo MacBook alguma espécie de adaptador ou extensão para que seja possível conectar diversos cabos ao mesmo tempo, até mesmo no padrão antigo do USB, assim como quando trocaram o conector 30-pinos para o Lightning.
A Intel lançou recentemente a nova geração de seus processadores da linha Core M, os quais devem equipar os novos MacBooks. Os novos processadores vão de 1,5GHz até 1,9GHz com Intel HD Graphics. Além disso, a nova linha Intel Core M foi desenvolvida para economizar mais energia, o que deve garantir mais algumas horas de duração para a bateria do novo MacBook.
Já sobre as cores disponíveis, além do tradicional alumínio prata, a Apple estaria considerando criar um modelo na cor cinza espacial. Nada foi comentado sobre uma versão na cor dourada, apesar dos rumores afirmarem que também haverá uma.
Ainda não há ao certo nenhuma previsão de lançamento para o novo MacBook. Até agora, os rumores só dizem que ele já está sendo produzido e chegará ao mercado ainda no primeiro semestre do ano.