O iOS 12.2 entrou em fase de testes nesta quinta-feira (24) para desenvolvedores registrados no programa Apple Developer. Nós já testamos a nova versão do sistema do iPhone e do iPad para compartilharmos aqui as principais novidades da atualização.
Aprimoramentos na Central de Controle
A Central de Controle passou por pequenas mudanças no iOS 12.2, ao menos nesta primeira versão de testes. O ícone da opção “Espelhar a Tela” foi atualizado e o controle virtual da Apple TV foi repaginado para ocupar toda a tela.
Novo ícone do AirPlay na Tela Bloqueada
Mais uma vez, a Apple alterou o ícone do AirPlay na Tela Bloqueada do iOS. Um círculo azul é exibido quando uma televisão ou dispositivo de áudio está conectado.
Suporte para TVs com AirPlay e HomeKit
A já havia anunciado no começo de 2019 que a tecnologia AirPlay, que permite reproduzir músicas e vídeos em outros aparelhos por conexão sem fio, seria licenciada para vários fabricantes de televisores — incluindo a Samsung e LG.
Com o iOS 12.2, os usuários podem reproduzir conteúdos multimídia do iPhone e iPad nas TVs compatíveis. Além disso, também é possível controlar a televisão pelo próprio iOS com um controle virtual na Tela Bloqueada. A Siri também pode ser utilizada para tocar ou reproduzir algo na TV com comandos do tipo “Assistir Os Incríveis 2 na TV da Sala“.
Controles de música na Siri
Ao pedir para a Siri tocar uma música, a assistente agora exibe os controles de reprodução e sugestões de músicas com nomes similares para quando a música selecionada não é a correta.
Melhorias na busca do Apple Music
A busca do Apple Music foi aprimorada e agora é possível ver o nome do álbum de cada faixa que é exibida nos resultados.
Wallet com visual repaginado
O aplicativo Wallet, que gerencia os cartões de crédito e débito registrados no Apple Pay, foi levemente repaginado no iOS 12.2. A interface ganhou elementos mais arredondados nos cantos, novas animações e até mesmo uma nova variação da fonte San Francisco para o histórico de compras dos cartões.
Melhorias no Safari
O Safari, navegador de internet padrão do iOS, ganhou várias novidades com a atualização. Agora é possível editar as sugestões de busca antes de acessá-las ao tocar no ícone da seta azul. Sites com problemas de certificado ou sem o protocolo de segurança HTTPS passam a ser exibidos como “Não Seguro”.
A nova versão do Safari também permite que o seletor de cores do sistema seja utilizado dentro de sites.
Os sites também podem acessar agora os sensores de movimento (giroscópio e acelerômetro) do iPhone e iPad para reproduzir animações específicas. O usuário pode configurar nos Ajustes se deseja ou não permitir o acesso.
Qualidade do ar no aplicativo Mapas
Além da temperatura, o aplicativo Mapas da Apple também exibe agora o índice de qualidade do ar atual na cidade que é exibida na tela. O recurso é configurável e, ao menos por enquanto, não funciona no Brasil.
Personalizar Tempo de Uso
O iOS 12 permite que os usuários configurem um limite de tempo para o uso de determinados aplicativos. Com a próxima atualização do sistema, será possível personalizar o limite do Tempo de Uso para cada dia específico da semana.
Apple News no Canadá
O aplicativo Apple News será lançado no Canadá em breve. Já é possível acessá-lo no país com o iOS 12.2, macOS Mojave 10.14.4 e watchOS 5.2 beta. Atualmente, o app de notícias funciona apenas na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.
O iOS 12.2 também traz pistas sobre um novo método de assinatura de revistas e jornais dentro do Apple News. Além disso, há alguns indícios no sistema que sugerem a chegada do Apple Pay Cash no Canadá — serviço que atualmente está disponível apenas nos Estados Unidos.
Disponibilidade
Ainda não há previsão para que o iOS 12.2 seja liberado para todos os usuários. Neste momento, os testes são restritos aos desenvolvedores. Os interessados em testar a nova versão do sistema podem se inscrever no Apple Beta Software Program, que deve receber o iOS 12.2 nos próximos dias.
Vale lembrar que nem todos os recursos mencionados aqui podem estar presentes na versão final do sistema.