Ainda ontem, divulgamos uma notícia sobre a Apple estar fechando contratos com artistas para terem estações próprias de músicas no novo iTunes Radio. Agora, faltando uma semana para a WWDC 2015, o Wall Street Journal divulgou em uma matéria fechada para assinantes que a Apple já preparou tudo para o lançamento do novo serviço de músicas por assinatura e do novo iTunes Radio para a próxima semana.
O Apple Music — provável nome do serviço de músicas da Apple — será um concorrente direto do Spotify e Google Music, custando inclusive os mesmos 10 dólares que os demais. Porém, diferente dos outros, o serviço da Apple não deve contar com um modo gratuito baseado em anúncios, mas sim apenas um período gratuito de testes, que deve ser de até três meses.
Para os usuários que não pretendem assinar o novo Music, a Apple também renovará o iTunes Radio trazendo novas músicas, estações, DJs convidados e até mesmo programação ao vivo local. O Radio continuará sendo gratuito com base em anúncios, oferecendo também uma opção sem anúncios para os assinantes do Apple Music.
De acordo com informações, a Apple quer que o novo serviço de músicas por assinatura e também o iTunes Radio estejam disponíveis em diversos países. Atualmente, o iTunes Radio só está disponível na Austrália e nos Estados Unidos. Com as novidades, a Apple pretende aos poucos acabar com a iTunes Store, considerando que a assinatura do serviço custará o preço de um único álbum na loja.
A Apple ainda não teria fechado acordos com as gravadoras Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Warner Music Group, porém isso não deve impedir a empresa de anunciar o serviço já na WWDC. Os acordos estão previstos para serem confirmados muito em breve.
O evento principal da WWDC 2015 acontecerá na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, e haverá uma cobertura completa ao vivo no iHelp BR, às 14 horas.