Em 2013 os usuários do iOS já passaram por diversos problemas com um código que começou a circular na internet e ser enviado por mensagens ou grupos de redes sociais. O código era um conjunto de caracteres árabes que fazia com que o sistema todo travasse logo quando visualizado. Agora, mais um código destes foi descoberto no iOS 8, também fazendo com que o sistema trave e seja reiniciado.
Diversas pessoas mal intencionadas estão enviando o código para usuários de iOS por meio de mensagens no iMessage, Facebook, WhatsApp e outros aplicativos. Ao abrir o código, o sistema trava na hora e reinicia, bloqueando também o acesso ao aplicativo em que o código foi recebido.
Se você recebeu o código e algum destes aplicativos trava ao ser aberto, não se preocupe, há uma forma de contornar o problema. Abra a rede social em outro dispositivo ou computador e comece a enviar várias mensagens para você mesmo, até que o código desapareça na lista. Depois, apague a conversa em que o código se encontra, para evitar futuros problemas. No caso do aplicativo de mensagens do iOS, o processo pode ser feito utilizando o Mensagens do Mac ou pedindo para a Siri “enviar mensagens para eu mesmo”.
A Apple já confirmou que está ciente do problema e que os engenheiros do iOS já estão trabalhando em uma atualização de correção.