De tempos em tempos aparecem alguns golpes na internet que buscam roubar dados pessoas de usuários, como contas bancárias, cartões de crédito ou até mesmo senha de algum serviço. Recentemente, um leitor do site MacMagazine recebeu um SMS duvidoso, que dizia ser enviado pela Apple.
A mensagem afirma que um iPhone perdido ou roubado da pessoa foi encontrado pelo serviço “Buscar meu iPhone” em um determinado local e horário. Ao acessar o link enviado na mensagem, o usuário é redirecionado para uma página na internet similar — para não dizer idêntica — à página de entrada do iCloud. Nesta página, o usuário é convidado a digitar seu email e senha de sua conta da Apple.
Ao digitar o email e a senha, o usuário é redirecionado para uma outra página que mostra apenas uma imagem indicando que o site da Apple está fora do ar. Apesar de inocente, a página se trata de um Keylogger, uma ferramenta que salva tudo o que ali for digitado. Assim, aqueles que caem no golpe e digitam suas contas da Apple estão enviando os dados para alguma pessoa desconhecida. Com o ID Apple em mãos, a pessoa pode não só acessar todas as compras do usuário, como também fotos, emails e outros dados do iCloud, além das informações do cartão de crédito registrado.
É importante relembrar que a Apple não envia avisos sobre a conta da Apple ou do Buscar meu iPhone por SMS. Todos os alertas de modificações na conta ou da ferramenta Buscar são enviados unicamente para o email do proprietário da conta. Também é sempre bom estar atento aos detalhes da mensagem que receber. A Apple jamais enviaria uma mensagem para os usuários com erros de ortografia, tão pouco escrevendo “IPhone” com a primeira letra maiúscula. Neste caso em questão, a mensagem ainda envia um link encurtado pelo serviço do Google, que convenhamos, não está nas primeiras opções da Apple. Lembre sempre de verificar o link da página em questão, para ver se é de uma página oficial da Apple. Todas as páginas oficiais da empresa contam com um certificado de segurança, que pode ser visualizado pelo usuário por meio de um ícone de um cadeado.
Sempre que receber alguma mensagem estranha que afirme ser da Apple, verifique antes todos os detalhes possíveis. Se ainda restarem dúvidas, use o site oficial do iCloud ou do ID Apple para verificar as informações.