A Apple anunciou na segunda-feira (30) uma nova geração do iMac de 24 polegadas, quase três anos após a introdução do iMac com M1. A nova versão apresenta um design semelhante ao anterior, mas agora com o recém-anunciado chip M3, que é mais rápido e eficiente.
iMac M3
Em termos de design, o novo iMac é bastante semelhante ao seu antecessor. A tela continua a mesma: 24 polegadas com resolução 4,5K. A maior novidade aqui é o chip M3, principalmente porque o iMac não era atualizado desde 2021, quando recebeu o chip M1 e o novo design.
O M3 é baseado no A17 Pro usado no iPhone 15 Pro. É o primeiro chip da Apple projetado para Macs com base na arquitetura de 3 nanômetros. A Apple afirma que o M3 traz grandes avanços quando se trata de poder gráfico. O M3, juntamente com o A17 Pro, é o primeiro chip da Apple a oferecer suporte ao ray tracing por hardware. Essa tecnologia melhora a renderização de sombras e iluminações em objetos 3D, tornando-os mais realistas.
O processador do M3 conta com núcleos de desempenho até 30% mais rápidos do que o M1 e 15% mais rápidos do que o M2. Devido à nova arquitetura, o chip também consome menos energia do que os chips anteriores, mesmo oferecendo mais desempenho. O M3 possui CPU de 8 núcleos e GPU de 8 ou 10 núcleos, a depender da configuração escolhida pelo cliente.
Além do chip M3, o novo iMac ganhou também suporte ao Wi-Fi 6E, que opera na frequência de 6GHz e reduz possíveis interferências de sinal. Já o Bluetooth foi atualizado para a versão 5.3, que é mais seguro e estável, além de suportar novos codecs de áudio e localização interna.
Preço e disponibilidade
No Brasil, os novos iMacs chegam custando um pouco menos do que a versão anterior. O modelo base com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento será vendido por R$14.499, enquanto a versão M1 custava R$14.799. A Apple informa apenas que o iMac M3 chegará às lojas do Brasil em breve, porém sem uma data definida.
Nos Estados Unidos, a pré-venda do novo iMac já começou – e a previsão de entrega é para a semana que vem. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Apple.