Sem muito alarde, a Apple anunciou nesta terça-feira (15) uma nova geração do iPad mini. Embora tenha exatamente o mesmo design da geração passada, a nova versão chega com uma importante novidade: o chip A17 Pro, que adiciona compatibilidade com os recursos do Apple Intelligence.
Novo iPad mini tem chip A17 Pro e é compatível com Apple Intelligence
Enquanto o iPad mini 6 possui o chip A15 Bionic, o mesmo do iPhone 13, o iPad mini 7 chega com o A17 Pro – o mesmo chip do iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Segundo a Apple, o A17 Pro tem um processador 30% mais rápido comparado ao do A15 Bionic. Ao mesmo tempo, o processador gráfico tem 25% melhor desempenho.
Outro destaque do chip A17 Pro é o suporte ao ray-tracing, tecnologia que torna mais realista a simulação de luzes, sombras e reflexos em tempo real. O chip também é construído na nova arquitetura de 3 nanômetros, que consome menos energia.
Graças ao A17 Pro, que é equipado com 8GB de memória RAM, o iPad mini 7 entra na lista de dispositivos compatíveis com recursos do Apple Intelligence.
Com o Apple Intelligence é possível corrigir textos, resumir artigos e notificações, transcrever áudios e até mesmo editar fotos. Uma futura atualização do iOS habilitará uma Siri ainda mais inteligente, além da possibilidade de criar seus próprios emoji utilizando inteligência artificial.
O Apple Intelligence será lançado ainda este mês para aparelhos com os chips A17 Pro, A18 e M1 em diante. Inicialmente, os recursos serão compatíveis apenas com o inglês dos Estados Unidos, porém a Apple já confirmou que o suporte ao português chega em 2025.
Outras novidades
Além do chip A17 Pro, o iPad mini 7 também conta com conectividade aprimorada. A versão Wi-Fi agora suporta o protocolo 6E, que é menos sucetível a congestionamentos, além de suportar Bluetooth 5.3. Já a versão com 5G agora dispensa o chip físico e funciona apenas através de eSIM.
A porta USB-C, que já estava presente na versão anterior, agora suporta o protocolo USB 3.1 com velocidade de até 10 Gbps para transferência de dados. O iPad mini 6 suportava apenas USB 3.0 com até 5 Gbps.
A Apple também incluiu uma nova cor azul e dobrou o armazenamento base, agora com opções a partir de 128GB.
Por fim, o novo iPad mini também é compatível com o Apple Pencil Pro, introduzido no início do ano junto aos novos iPad Pro M4 e iPad Air M2. O Apple Pencil Pro possui sensores de pressão para abrir um menu de ferramentas nos apps compatíveis, mecanismo de reposta tátil e é compatível com o app Buscar da Apple.
Preço e disponibilidade do novo iPad mini com A17 Pro
Ainda sem data de lançamento definida no Brasil, o novo iPad mini será lançado aqui com preços a partir de R$5.999. A empresa oferece desconto para estudantes e professores. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Apple.