Os rumores sobre a nova geração do MacBook Pro totalmente redesenhada com teclas de função em um painel OLED sensível ao toque e Touch ID não são novos, inclusive alguns apontavam para um anúncio junto aos novos iPhones neste mês — algo que acabou não acontecendo. Agora, fontes do site MacRumors indicam que os novos Macs serão lançados no final de outubro deste ano.
De acordo com as informações obtidas pelo MacRumors, o macOS Sierra 10.12.1 — atualização do sistema que se encontra em fase de testes — está sendo desenvolvido para ser compatível com a nova linha de computadores que será lançada em breve. Ainda nas primeiras versões beta do macOS Sierra, foram encontrados diversos códigos internos que fazem menção ao sensor do Touch ID e ao novo painel OLED do teclado. Também foram encontradas referências sobre a adoção dos novos processadores gráficos da AMD “Polaris” nos modelos com tela de 15 polegadas.
As fontes garantem que a Apple irá liberar apenas mais uma versão beta do macOS Sierra 10.12.1 no início da próxima semana para os desenvolvedores e usuários do Programa Público de Testes, já que a atualização precisa estar pronta para acompanhar os novos Macs lançados. Por conta do curto prazo, uma versão beta do macOS Sierra 10.12.2 deve ser liberada para os desenvolvedores no final de outubro com o intuito de corrigir problemas gerais do sistema. Esta atualização, porém, só deve ser lançada ao público em novembro.
Além da nova geração do MacBook Pro, a empresa também deve aproveitar para lançar em outubro novos modelos do MacBook Air com a conexão USB-C e também um novo iMac com processadores gráficos de última geração. Espera-se também que a Apple anunciará um novo monitor externo com tela Retina 5K, após ter descontinuado o antigo Thunderbolt Display.
Apesar disso, não está claro se a Apple irá realizar um evento especial de imprensa para anunciar as novidades ou fazer apenas um lançamento silencioso na loja online, como costuma fazer eventualmente com alguns Macs.