Os rumores sobre a Apple estar preparando um novo serviço de músicas por assinatura ficam cada vez mais fortes. Agora, o site Re/code trouxe mais informações sobre o serviço, mais precisamente sobre como funcionará o sistema de assinaturas. Além do que já sabemos sobre a assinatura mensal de $9,99, a Apple também estaria preparando um período gratuito de testes para o serviço.
A empresa está tentando fechar acordos com as gravadoras para oferecer alguns conteúdos gratuitos no novo serviço de músicas, além de um período gratuito para testes, que poderá ser de 1 a 3 meses, dependendo do que as gravadoras decidirem. Haverá também um espaço para que os artistas enviem músicas de exemplo, que não precisarão de uma assinatura para serem reproduzidas, similar ao SoundCloud.
Além do novo serviço, a Apple também deve trazer novidades para o iTunes Radio, como verdadeiras estações de rádio online, com programações locais, além de apenas músicas. Atualmente, o iTunes Radio já conta com duas rádios de notícias. A expansão para outros países além dos Estados Unidos e Austrália também deve ser anunciada em breve.
Apesar de tudo, a Apple não pretende ter uma alternativa gratuita de seu novo serviço de músicas por assinatura, diferente do Spotify, que permite ouvir sem custos todas as músicas em ordem aleatória com alguns anúncios. A novidade deve ser apresentada na WWDC 2015, junto com o iOS 8.4.