Os testes com o iOS 13, macOS Catalina e outras novas versões dos sistemas operacionais da Apple continuam a todo vapor, mas a Apple também preparou novidades outro serviço muito importante: o iCloud. A empresa revelou um novo visual para o site iCloud.com em sua versão de testes, que pode ser acessada pelo endereço beta.icloud.com.
Ao contrário do site antigo que era inspirado no antigo visual do iOS 7 com fundo animado e ícones grandes, a nova página do iCloud ficou extremamente minimalista. O fundo da tela inicial é totalmente branco e os ícones ficaram menores e mais discretos. Dá até a impressão de que a empresa pretende em breve adicionar novos aplicativos no site do iCloud por conta do enorme espaço vazio ali.
Para os usuários do iOS 13 e macOS Catalina, o novo site do iCloud oferece o recurso “Iniciar sessão com a Apple”. Dessa forma, basta digitar o endereço no navegador e autenticar com o Touch ID ou Face ID para entrar no iCloud automaticamente sem a necessidade de digitar ou selecionar qualquer credencial. A página já identifica o ID Apple registrado no iPhone, iPad ou Mac.
Os aplicativos disponíveis ainda são os mesmos, porém vários deles foram aprimorados com recursos que também estão disponíveis na versão mais recente dos sistemas operacionais da Apple — ainda em fase de testes. O Lembretes, por exemplo, recebeu o mesmo visual do aplicativo presente no iOS 13 e macOS Catalina. É interessante notar também que o novo site do iCloud é compatível com o Safari do iPhone e iPad, ao contrário do antigo que não funcionava em dispositivos móveis.
Nestes aparelhos, o site do iCloud imita o estilo dos aplicativos nativos do sistema operacional iOS. Os botões e outros elementos foram adaptados para as telas sensíveis ao toque e a navegação também é diferente. Enquanto no iPad é possível acessar todos os aplicativos do iCloud no site, no iPhone funcionam apenas o Fotos, Notas e Buscar — ao menos por enquanto.
A nova página do iCloud estará disponível para todos os usuários após o lançamento oficial do iOS 13 e macOS Catalina em setembro deste ano.
Dica de Federico Viticci.