iPhoneRumores

Novos iPhones deste ano podem ser ainda mais resistentes à água

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Depois de anos, a Apple finalmente tornou os iPhones resistentes à água — com o lançamento do iPhone 7 e iPhone 7 Plus em setembro do ano passado. Nesta semana, o jornal coreano The Investor disse ter ouvido de fontes ligadas à Apple que a empresa pretende aprimorar ainda mais essa resistência nos novos iPhones deste ano.

As fontes, que não quiseram se identificar, são de fornecedoras de peças da Apple e afirmaram que os próximos iPhones — ainda sem nomes definidos — contarão com o selo IP68 de proteção contra água. “O próximo iPhone contará com o selo IP68 de proteção como parte das grandes novidades que serão utilizadas na divulgação da edição especial de 10 anos do aparelho” disse uma das fontes.

Atualmente, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus contam com o selo IP67, ou seja, são completamente resistentes à poeira, porém parcialmente resistentes à água — suportando apenas imersões em até 1 metro de profundidade durante alguns minutos. Já o selo IP68, cogitado pelos rumores, indica que o aparelho, além de ser resistente à poeira, é também totalmente à prova d’água, suportando imersões em maiores profundidades, com mais pressão da água e por mais tempo.

Alguns testes já mostraram que, mesmo com apenas a proteção IP67 garantida, os iPhone 7 e iPhone 7 Plus conseguiram sobreviver em situações como ficar horas dentro de um aquário sem apresentar qualquer defeito. Apesar disso, a Apple ressalta que a resistência dos aparelhos é apenas contra respingos e quedas rápidas na água, e que não se responsabiliza por qualquer dano causado.

Vale lembrar que a Apple já possui um dispositivo com o selo de resistência IP68, que é o Apple Watch Series 2 — também anunciado em setembro do ano passado. Neste caso, a própria empresa garante aos usuários que eles podem utilizar o relógio em águas rasas e até mesmo durante o banho sem qualquer problema, algo que também deve se tornar possível com os próximos iPhones.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.