Apple Watch

Novos temas do watchOS 6 são restritos ao Apple Watch Series 4

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou em junho deste ano o watchOS 6, a nova versão do sistema operacional do Apple Watch. Entre vários novos recursos, a empresa adicionou também mais temas (também conhecidos como “Watch Faces“) para os usuários. Só que, dessa vez, apenas quem possui um Apple Watch Series 4 — e futuros modelos — podem utilizá-los.

Entre os temas novos que só funcionam na geração mais recente do Apple Watch, está o Mostrador Solar — que mostra detalhes sobre o nascer e o pôr do Sol —, Degradê e Califórnia — esse último imitando mais relógios analógicos tradicionais. A empresa não se posicionou sobre o assunto, mas é de se imaginar que a decisão foi tomada por conta do tamanho da tela do relógio.

Com o Apple Watch Series 4, a Apple aumentou o tamanho da tela para ocupar quase toda a área frontal do acessório, além de deixar os cantos arredondados para melhor aproveitamento. Como esses novos temas são carregados de informações ou exibem animações em tela cheia, poderiam ficar estranhos nos modelos mais antigos do relógio com a tela menor.

Para os usuários do Apple Watch Series 1, Series 2 e Series 3, a atualização do watchOS 6 traz apenas dois novos temas numerais — que exibem o horário em números grandes e coloridos que podem ser personalizados. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Apple faz algo parecido: o Apple Watch Series 4 já possui temas exclusivos desde o lançamento e as versões especiais do relógio (como Nike+ e Hermès) também.

O watchOS 6 ainda está em fase de testes e deve ser lançado oficialmente para todos os usuários em setembro deste ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.