Setembro está chegando e, com isso, uma nova geração do iPhone se aproxima. Após o lançamento do iPhone 12 no ano passado com quatro modelos diferentes e redesenhados, o “iPhone 13” (nome ainda não oficial) deve manter o mesmo estilo da geração passada, porém com melhorias internas.
Mas, afinal, o que exatamente esperar para os novos iPhones deste ano?
Modelos
Tudo indica que o iPhone 13 estará disponível nas mesmas versões que o atual iPhone 12. Isso significa que provavelmente veremos um iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. O tamanho da tela de cada um desses modelos também deve continuar o mesmo, partindo de 5.4 polegadas e chegando até 6.7 polegadas.
Design
Não espere um visual novo para os iPhones deste ano. Segundo alguns rumores, toda a linha de iPhone 13 seguirá o mesmo design adotado nos modelos de 2020. Isso inclui as laterais retas com traseira de vidro e o módulo da câmera com as lentes protuberantes.
As novidades talvez apareçam nas cores, já que a Apple costuma variar os tons do iPhone a cada ano. Em 2020, o iPhone 12 Pro ganhou um modelo na cor azul pacífico no lugar do antigo verde meia-noite. Já o iPhone 12 foi lançado em um novo tom de azul mais escuro e também na cor roxa.
Uma mudança mais notável deve ficar por conta do “notch“, aquele recorte no topo da tela em que estão localizados a câmera frontal, alto-falante superior e os sensores do Face ID. Há fortes indícios de que o “notch” do iPhone 13 será um pouco menor, resultando em mais área útil na tela. Não será dessa vez que o iPhone perderá esse recorte.
Além disso, o layout das câmeras traseiras dos modelos de entrada do iPhone 13 será alterado — agora com as lentes na diagonal. As razões são desconhecidas.
Câmeras
As câmeras do iPhone sempre ganham novidades a cada nova geração do aparelho, e não será diferente em 2021. Espera-se que ao menos alguns dos modelos do iPhone 13 sejam capazes de gravar vídeos em Modo Retrato — efeito que desfoca o fundo com base no campo de profundidade capturado pelas câmeras.
O recurso está sendo testado internamente com o nome de “Vídeo Cinemático” e deve permitir também que os usuários ajustem o nível de desfoque, assim como já é possível em fotos capturadas com o Modo Retrato.
Para o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, espera-se que a Apple implemente um novo modo “ProRes” para a captura de vídeos com baixa compressão e mais detalhes. No ano passado, a linha Pro do iPhone 12 ganhou o recurso “ProRAW” para o registro de fotos em alta qualidade sem perda de informações.
Os aparelhos deste ano também podem ganhar uma nova lente ultra-angular de maior abertura, garantindo assim melhores imagens em ambientes escuros.
Tela
Embora a tela dos modelos do iPhone 13 provavelmente continuará sendo a mesma, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max devem ganhar novidades nesse quesito. Apesar de manterem os tamanhos de 6.1 e 6.7 polegadas, o recurso “ProMotion” deve finalmente chegar aos modelos mais caros do smartphone da Apple.
O “ProMotion” já existe no iPad Pro e permite que a taxa de atualização da tela alcance até 120Hz. Assim, as animações exibidas na tela ficam muito mais suaves aos olhos do usuário. Ao mesmo tempo, taxa de atualização também pode ser reduzida consideravelmente em certas ocasiões para economizar energia.
Além do “ProMotion”, rumores sugerem que o iPhone 13 terá uma tela sempre ativa, assim como modelos mais recentes do Apple Watch. O recurso deve exibir algumas informações como o relógio e notificações mesmo quando a tela do celular estiver apagada.
Conectividade 5G
Embora o iPhone 12 já tenha suporte para a rede 5G, a compatibilidade com a tecnologia deve ser expandida nos iPhones deste ano com a adição de mais frequências. Além disso, o suporte ao 5G de ondas milimétricas (mmWave) — que é bem mais rápido — deve finalmente chegar a outros países.
Atualmente, apenas os iPhones vendidos nos Estados Unidos contam com essa versão do 5G.
Bateria e armazenamento
Estima-se que a bateria dos novos iPhones terá cerca de 20% a mais de capacidade em relação aos modelos anteriores. Vale notar, porém, que isso não necessariamente refletirá em maior autonomia da bateria já que a tela de 120Hz pode acabar consumindo mais energia.
Outros rumores também sugerem que os modelos Pro do iPhone 13 serão vendidos com até 1TB de armazenamento interno, contra a opção máxima de 512GB dos iPhones atuais.
Data de lançamento
A Apple ainda não confirmou quando o iPhone 13 será lançado oficialmente. No entanto, fontes de mercado apontam para um evento especial da empresa no dia 14 de setembro. Caso seja verdade, os novos iPhones devem chegar às lojas na semana seguinte. No Brasil, o lançamento provavelmente será apenas em outubro.
Com informações de Bloomberg e 9to5Mac. Imagens de conceito por Ian Zelbo.