Faltam apenas alguns dias para o próximo evento especial da Apple, recentemente confirmado para a próxima quinta-feira, 27 de outubro. Como o próprio nome apresentado no convite sugere, o destaque do dia provavelmente ficará por conta dos Macs. Mas, afinal, o que exatamente esperar na quinta?
MacBook Pro
A nova geração do MacBook Pro certamente é um dos lançamentos mais aguardados do ano. O último modelo foi lançado há mais de um ano e, ainda sim, a última vez que o MacBook Pro recebeu grandes novidades foi em 2012 com o lançamento da linha com tela Retina. De acordo com vários rumores, a Apple preparou diversas novidades para seu notebook profissional deste ano.
O rumor principal gira em torno de um novo painel OLED sensível ao toque que ficará logo acima do teclado, substituindo as teclas de função — brilho, volume e afins. Este painel será dinâmico, exibindo informações diferentes conforme o que o usuário estiver fazendo no momento. Ao abrir o Safari, por exemplo, serão exibidos botões específicos para tarefas do navegador, como adicionar o site nos favoritos ou recarregar a página. Fontes afirmam que os desenvolvedores também poderão adaptar seus aplicativos para exibirem controles diferentes no painel, que deve ser chamado de “Magic Toolbar” — Barra de Ferramentas Mágica em português.
O Touch ID, leitor biométrico presente nos iPhones e iPads desde 2013, deve finalmente chegar ao Mac com a nova geração do MacBook Pro. Com isso, será possível desbloquear o computador, preencher campos de senha e até mesmo fazer compras na internet com o Apple Pay sem depender do iPhone utilizando apenas a impressão digital. O novo sensor provavelmente será embutido no botão liga/desliga do Mac.
Visualmente, o novo Mac também deve ser um pouco diferente dos modelos anteriores, isso por que a Apple deve adotar o mesmo estilo do MacBook de 12″. O corpo do computador será mais fino e com dois alto-falantes nas laterais no modelo de 13 polegadas, algo que atualmente é exclusivo do modelo de 15″. O teclado utilizado também será o mesmo do MacBook de 12″ com o mecanismo “borboleta”, que usa teclas mais finas e precisas. Além disso, o touchpad embutido deve ser maior do que o utilizado na geração atual. Apesar de nada ter sido comentado sobre, há algumas chances da Apple lançar o novo MacBook Pro em novas opções de cores — quem sabe até no preto fosco do iPhone 7.
Todas as conexões atuais devem ser substituídas por quatro portas USB-C com suporte ao Thunderbolt 3. A tela do novo MacBook Pro, apesar de continuar com a mesma resolução, deve passar por vários aprimoramentos como no iPhone 7, incluindo ampla gama de cores e maior eficiência energética. Internamente, o computador será lançado com processadores da linha Skylake da Intel e também com novas opções de armazenamento em SSD.
MacBook Air
O MacBook Air, por motivos óbvios, não será atualizado com as principais novidades do MacBook Pro tão cedo, porém a linha deve receber alguma atenção na próxima quinta.
Ao que parece, a Apple irá descontinuar o modelo menor com tela de 11 polegadas, focando apenas no modelo com tela de 13 polegadas. Visualmente, a nova geração do MacBook Air continuará igual, porém as melhorias internas provavelmente serão bem recebidas por quem gosta da linha. O computador, que no início do ano passou a ser vendido de fábrica com 8GB de memória RAM, deve ganhar um armazenamento interno mais rápido, além dos novos processadores da Intel — o que consequentemente contribui com a autonomia da bateria.
Assim como o novo MacBook Pro, todas as conexões do MacBook Air devem ser substituídas por portas USB-C com Thunderbolt 3. No caso do modelo com tela de 11 polegadas realmente ser descontinuado, há chances da Apple reduzir o preço do modelo maior, reforçando a linha Air como uma opção de entrada para os MacBooks.
iMac
Pouco se falou até agora sobre novos iMacs, porém a Apple pode acabar apresentando algumas novidades também para seu desktop tudo-em-um.
Assim como o MacBook Air, as novidades para o iMac seriam apenas internas, com destaque para o desempenho gráfico dos computadores. A Apple pretende adotar a nova geração de processadores gráficos da AMD, assim como os mais recentes processadores da Intel. Isso, porém, deve acabar atrasando mais ainda o lançamento da nova geração, então pode ser que apenas uma prévia seja mostrada na quinta-feira, com as vendas começando somente no início de 2017. Os novos iMacs também devem ganhar conexões USB-C com Thunderbolt 3.
Monitor Externo 5K
Recentemente, a Apple anunciou o fim de sua linha de monitor externo “Thunderbolt Display“, que já não era atualizado desde 2011. De acordo com alguns rumores, o fim do Thunderbolt Display aconteceu justamente porque a empresa está trabalhando em um novo conceito de monitor para ser lançado em breve.
O novo monitor, provavelmente com as mesmas 27 polegadas do anterior, agora teria uma tela Retina com resolução 5K (5120 x 2880) — a mesma tela do modelo maior do iMac disponível atualmente. Porém, muito além de apenas uma resolução maior, a ideia do projeto é embutir um processador gráfico (GPU) dentro do monitor, que funcionaria em conjunto com os novos Macs conectados. Com isso, seria possível aumentar o poder de um MacBook apenas conectando o notebook ao novo monitor, por exemplo.
Para que isso seja possível, o monitor utilizará a nova conexão Thunderbolt 3 no padrão USB-C, que será adotada nos novos Macs — o que pode significar incompatibilidade com os modelos antigos. Assim como os novos iMacs, pode ser que o monitor atrase e a Apple acabe apenas apresentando uma prévia na quinta-feira. Não espere que o novo monitor tenha um preço agradável, considerando a resolução 5K e a GPU integrada, é improvável que chegue às lojas por menos de mil dólares.
Novos Acessórios
Aproveitando a ocasião, a Apple também deve lançar alguns novos acessórios para os Macs, incluindo um cabo USB-C com adaptador que funcionará de forma similar ao atual MagSafe — que deve desaparecer definitivamente com os novos Macs. O Magic Keyboard, Magic Mouse e Magic Trackpad também podem receber algumas novidades, assim como as AirPorts e Time Capsules.
Apple Watch Nike+ e AirPods
Estes produtos não são bem uma novidade, já que foram apresentados em setembro junto ao iPhone 7. Porém, ainda não estão disponíveis no mercado e só serão vendidos no final do mês, então é provável que a Apple mencione mais alguns detalhes sobre o Watch Nike+ e os AirPods durante o evento.
macOS Sierra 10.12.1 e outras atualizações
Os desenvolvedores e usuários do Programa Público de Testes da Apple já possuem acesso há algum tempo ao macOS Sierra 10.12.1, iOS 10.1, watchOS 3.1 e tvOS 10.0.1. Com exceção do iOS 10.1, que traz o modo Retrato para a câmera do iPhone 7 Plus, as atualizações apenas corrigem problemas do sistema em geral. É muito provável que estas atualizações já sejam lançadas para todos os usuários na quinta-feira.
O que não esperar
Além do que já mencionamos que há possibilidade de atrasar, nada foi comentado sobre um novo Mac mini ou Mac Pro, sendo improvável que uma nova geração destes Macs apareçam neste ano. Aos que também esperam uma nova geração da Apple TV ou do iPad, terão de aguardar até 2017.
Tradicionalmente, o iHelp BR realizará a cobertura completa do evento especial da Apple que acontecerá na quinta-feira, dia 27 de outubro, às 15 horas (horário de Brasília). Acompanhem conosco!