Rumores

O que esperar na WWDC 2021? iOS 15, watchOS 8 e mais

Faltam menos de 24 horas para o início da WWDC 2021 — a Conferência Mundial dos Desenvolvedores realizada anualmente pela Apple. Durante o evento, a empresa costuma anunciar as novas versões de seus sistemas operacionais: iOS, watchOS, tvOS e macOS. Mas o que esperar para este ano?

A Apple não costuma comentar com antecedência o que será anunciado em seus eventos ou em futuras atualizações de software, mas já temos alguns indícios do que pode ser apresentado nesta segunda-feira com o iOS 15, watchOS 8 e outras versões dos sistemas.

iOS 15

O iOS 14 trouxe grandes novidades no ano passado, incluindo widgets na tela inicial do iPhone, biblioteca de apps, nova interface da Siri, tradutor embutido, recurso “chaves de carro” e mais controles de privacidade. Neste ano, porém, as mudanças no iOS 15 devem ser mais discretas.

A Apple está supostamente trabalhando em um novo sistema de notificações que permitirá ao usuário escolher diferentes status como “dormindo”, “trabalhando” e “dirigindo” para alterar o comportamento das notificações em cada um desses modos. As notificações de apps também devem ser redesenhadas com a atualização, além de ganharem uma opção de respostas automáticas.

Segundo rumores, a empresa também tinha planos de introduzir uma nova tela de bloqueio para o iPhone, mas essas mudanças talvez sejam adiadas para o ano que vem. Para reforçar a privacidade do sistema, o iOS 15 deve contar com um novo painel que irá destacar exatamente como os apps instalados estão coletando dados do usuário.

Também são esperadas grandes atualizações para o Safari, iMessage, app Saúde e Mapas da Apple, porém os detalhes são desconhecidos. Novas artes da WWDC 2021 dão ênfase nos efeitos do iMessage, o que reforça a ideia de que a Apple planeja novidades para seu app de mensagens.

iPadOS 15

Desde 2019, a Apple decidiu “separar” a versão do iOS para iPad, agora chamada de iPadOS. Embora o núcleo dos dois sistemas seja o mesmo, o iPadOS traz alguns recursos exclusivos para os tablets da Apple. O iPadOS 14 trouxe mais ferramentas para usuários de Apple Pencil, busca redesenhada e outros aprimoramentos na interface.

Neste ano, o iPadOS 15 deve permitir que os usuários coloquem widgets na tela inicial do iPad, assim como já é possível no iPhone. A Apple também estaria trabalhando em melhorias para o sistema de multitarefas do iPadOS para facilitar o uso de vários apps ao mesmo tempo.

Isso, é claro, deve se somar aos recursos que serão anunciados no iOS 15, como as novidades para o iMessage, melhorias de privacidade e o novo sistema de notificações.

watchOS 8

O sistema operacional do Apple Watch recebeu no ano passado vários novos mostradores, detecção de lavagem de mãos, suporte para dança no app Exercícios, modo dedicado para crianças e muito mais. Com o watchOS 8, a Apple deve trazer ainda mais recursos de saúde para o Apple Watch.

Alguns rumores sugerem que o relógio inteligente da Apple ganhará uma opção para monitorar hábitos alimentares através do aplicativo Saúde. Além disso, o aplicativo Respirar deve ser transformado em um novo app chamado “Mente”, que ajudará os usuários a cuidarem da saúde mental.

A atualização do watchOS também deve habilitar a busca de itens (como os AirTags) através do aplicativo Buscar, algo que ainda não é possível no Apple Watch.

tvOS 15

Pouco se sabe sobre os planos da Apple para o tvOS 15. O sistema operacional da Apple TV não costuma passar por mudanças radicais com frequência, e neste ano não deve ser diferente. É possível que sejam anunciadas novidades para aproveitar melhor o desempenho da nova Apple TV de sexta geração que foi anunciada em abril deste ano.

Os usuários também podem esperar novos protetores de tela, melhorias de privacidade e expansão do suporte aos acessórios HomeKit para automação residencial.

macOS 12

O macOS Big Sur certamente foi uma surpresa para os usuários de Mac no ano passado. Além de vários novos recursos como a Central de Controle e página inicial do Safari customizável, a interface do sistema foi completamente redesenhada.

Em 2021, a nova versão do macOS — que provavelmente será o macOS 12 — deve trazer algumas das novidades apresentadas no iOS 15 e iPadOS 15, porém outros detalhes sobre a atualização ainda são desconhecidos. É possível que ainda mais apps do iOS cheguem ao Mac, além de melhorias para os novos Macs com processadores Apple Silicon (como o chip M1).

Acessibilidade

Curiosamente, a Apple nos deu uma prévia oficial sobre o que esperar dos novos sistemas operacionais no quesito de acessibilidade. Os dispositivos da marca já são bem conhecidos por recursos como o VoiceOver, Controle Assistivo, conteúdo falado e controle por voz, que contribuem para a inclusão de pessoas com deficiências.

Segundo a Apple, os sistemas vão ganhar ainda mais novidades de acessibilidade em 2021. O recurso AssisteTouch, que ajuda usuários com mobilidade reduzida a controlarem o iPhone e o iPad, chegará ao Apple Watch através de um novo método baseado em movimentos das mãos para mover um cursor na tela do relógio

Com o VoiceOver, tecnologia de leitura de tela, será possível selecionar uma área específica da imagem para que o sistema detecte e descreva em áudio aquela cena. O suporte a aparelhos auditivos será expandido e haverá uma nova opção para ativar uma série de sons ambiente que diminuem ruídos externos — como por exemplo sons de oceano, chuva ou riachos.

Os Memojis também vão ganhar novas opções de personalização voltadas para a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. Entre as novidades, será possível configurar um Memoji com tubos de oxigênio, implantes cocleares e capacetes protetores.

MacBook Pro

Por fim, outro rumor sugere que a Apple anunciará novos modelos do MacBook Pro durante a WWDC 2021. Embora o MacBook Pro já tenha sido atualizado com o chip M1 no final do ano passado, os modelos mais caros — incluindo a versão com tela de 16 polegadas — ainda são vendidas com processadores Intel.

Há indícios de que a Apple apresentará versões redesenhadas do MacBook Pro com tela de 14 e 16 polegadas. Ambos vão contar com um novo chip Apple Silicon, possivelmente uma versão mais poderosa do atual chip M1.

Acredita-se também que os novos MacBook Pro terão mais portas, incluindo entrada HDMI e leitor de cartão SD (que foram removidos desde o MacBook Pro de 2016) e também que o conector MagSafe voltará aos notebook da Apple.

Saiba como acompanhar

O evento de abertura da WWDC 2021 acontecerá nesta segunda-feira (7), a partir das 14 horas (horário de Brasília). A Apple transmitirá o evento através do YouTube e site oficial da empresa (em inglês), mas você pode acompanhar os comentários em tempo real aqui no iHelp BR.


Com informações de 9to5Mac e Bloomberg.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.