Apple TVApple WatchAtualizaçõesiOSMacNotícias

O que há de novo na segunda versão de testes do iOS 11 e outras atualizações

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple liberou ontem para os desenvolvedores a segunda versão de testes do iOS 11, macOS High Sierra, watchOS 4 e tvOS 11 — as próximas grandes atualizações dos sistemas operacionais da Apple que foram anunciadas na WWDC 2017. Reunimos aqui todas as principais novidades encontradas nas versões liberadas ontem.

iOS 11 no iPhone e iPad.

No geral, as mudanças em comparação com as primeiras versões liberadas no início deste mês foram poucas — ao menos aquelas visíveis ao usuário. Vamos começar com o iOS 11.

Central de Controle

Como já mencionamos aqui, a Central de Controle foi completamente redesenhada no iOS 11 — e a Apple agora deve seguir refinando o visual até o lançamento da versão final desta atualização. Na segunda versão beta, os ícones de Wi-Fi e Bluetooth ficam “cortados” quando estes ajustes estão completamente desativados.

Ícones cortados na Central de Controle do iOS 11 para indicar ajustes desativados.

Outra mudança foi em relação ao ajuste do Bluetooth. Quem chegou a utilizar a primeira versão de testes do iOS 11 deve ter percebido que não é mais possível desativar o Wi-Fi pela Central de Controle, mas apenas desconectar da rede atual e forçar a busca por outra. Agora, o atalho do Bluetooth segue o mesmo comportamento com os dispositivos emparelhados.

Além disso, a opção para impedir que a Central de Controle apareça enquanto estiver utilizando algum aplicativo voltou nesta atualização.

Novo seletor para saída de áudio

O menu para selecionar uma saída de áudio dentro de aplicativos — como alto-falantes e fones sem fio — foi redesenhado, agora com o mesmo estilo do que já existia anteriormente na Central de Controle. Além disso, o botão para exibir o seletor agora também aparece na tela de bloqueio enquanto algum áudio estiver sendo reproduzido.

Música na tela de bloqueio do iOS 11.

Seletor de saída de áudio no iOS 11.

Seletor de saída de áudio no iOS 11.

Aplicativo Arquivos

O iOS 11 ganhou um novo aplicativo para que os usuários possam gerenciar em um único lugar seus arquivos do iCloud e de várias outras fontes. Nesta atualização, a Apple melhorou a exibição das pastas em listas, que agora deixam as subpastas ocultas por padrão até que o usuário toque em alguma. No menu de compartilhamento, há um novo botão para “Salvar em Arquivos”.

Botão para "Salvar em Arquivos" no iOS 11.

Pastas em listas no aplicativo Arquivos do iOS 11.

Dock do iPad

A Dock do iPad passou por aprimoramentos consideráveis com o iOS 11. Agora, a Apple permite que os usuários ocultem as sugestões de aplicativos na Dock, que ficam separados no lado direito dela.

Dock do iPad no iOS 11.

Não Perturbe ao Dirigir

Durante a apresentação do iOS 11 na WWDC 2017, a Apple anunciou um novo recurso chamado de “Não Perturbe ao Dirigir”, que impede o iPhone de exibir notificações para o usuário quando o celular estiver conectado ao sistema multimídia de um carro — podendo inclusive configurar uma resposta automática para mensagens que chegarem enquanto a opção está ativada. Com a atualização de ontem, o recurso foi liberado e já pode ser utilizado.

Não perturbe ao dirigir no iOS 11.

Não perturbe ao dirigir no iOS 11.

Não perturbe ao dirigir no iOS 11.

Configurações avançadas no Safari

Se você é desenvolvedor e usuário de Mac, provavelmente conhece o Safari Technology Preview — aquela versão com o ícone roxo que traz suporte às novas tecnologias da internet que ainda estão em fase de testes. Com esta versão beta do iOS 11, o Safari do iPhone e iPad também recebeu alguns destes recursos em um novo menu de configurações avançadas.

Configurações avançadas do Safari no iOS 11.

Busca do aplicativo Música

O visual do aplicativo Música no iOS 11 continua quase o mesmo da versão anterior, porém com alguns refinamentos. Agora, a busca está organizada de uma forma diferente, já permitindo que o usuário escolha aonde quer procurar, como por exemplo apenas artistas, faixas ou álbuns.

Busca no Apple Music com o iOS 11.

Página do desenvolvedor na App Store

Um dos destaques do iOS 11 ficou por conta do novo visual da App Store, que lembra o aplicativo Música. Agora, ao pesquisar por um aplicativo de um desenvolvedor que tenha vários outros na loja, a App Store mostra uma página em destaque com estes aplicativos.

Página do desenvolvedor na App Store do iOS 11.

Feedback tátil

Os iPhones 6s e 7 contam com uma tecnologia de “feedback tátil”, que reproduz vibrações suaves e diferentes para determinadas ações, assim como no Apple Watch. Nesta versão beta, os feedbacks estão ainda mais presentes no sistema, como por exemplo ao ativar ou desativar uma opção nos ajustes.

watchOS 4: relógios do Toy Story

Partindo para o watchOS 4, o sistema operacional do Apple Watch, a Apple adicionou vários novos temas para o relógio com personagens do desenho Toy Story — como já haviam prometido. Woody, Buzz Lightyear, Jessie e outros da turma se juntam aos já disponíveis Mickey e Minnie Mouse.

Woody, Jessie e Rex do Toy Story no Apple Watch.

Buzz Lightyear, Porquinho e Woody do Toy Story no Apple Watch.

macOS High Sierra

Até agora, quase não foram encontradas mudanças significativas na segunda atualização do macOS High Sierra. O leitor Yan Gabriel percebeu que o ícone da notificação de bateria acabando nos MacBooks agora está mais parecido com o do iOS.

Nenhuma novidade no tvOS 11 foi encontrada até agora. Apesar disso, todos os sistemas se mostraram muito mais estáveis com estas atualizações — enquanto na primeira versão beta era quase impossível de utilizá-los normalmente no dia a dia.

Todas essas grandes atualizações só devem ser liberadas ao público no final deste ano. Vale ressaltar que, até lá, a Apple ainda pode mudar muita coisa.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.