Embora Macs com o chip M1 da Apple sejam capazes de rodar programas desenvolvidos para processadores Intel através da plataforma Rosetta, a performance dos apps “traduzidos” acaba sendo comprometida. Recentemente, duas importantes ferramentas tiveram seus apps de Mac atualizados com suporte nativo ao M1: OneDrive e Dropbox.
O OneDrive, da Microsoft, ganhou suporte ao chip M1 e seus derivados (M1 Pro e M1 Max) com a versão 22.022. Uma versão de testes para os Macs com Apple Silicon já estava disponível desde dezembro de 2021, porém agora a novidade foi disponibilizada para todos os usuários.
Já no caso do Dropbox, a empresa demorou mais de um ano para confirmar que estava trabalhando em uma atualização com suporte nativo aos Macs com M1. Só em janeiro de 2022 o Dropbox ganhou uma versão de testes (143.4.4161) totalmente compatível com o M1, que agora está finalmente disponível para o público.
Aplicativos que são executados nativamente na plataforma Apple Silicon conseguem aproveitar a performance máxima dos chips. Além disso, o consumo de energia destes apps também é consideravelmente menor, o que é ótimo para usuários de MacBooks.
As atualizações podem ser baixadas tanto no site do OneDrive quanto Dropbox. Caso você já tenha as ferramentas instaladas em seu Mac, é provável que a atualização seja instalada automaticamente.