
Seguindo com os planos de abraçar a inteligência artificial, a Opera anunciou nesta quarta-feira (28) um novo navegador chamado Opera Neon. Ao contrário de um navegador tradicional em que o usuário explora a internet através de sites e buscas, o Opera Neon é totalmente baseado em IA.
Segundo a Opera, o Neon é o primeiro navegador com inteligência artificial agêntica – ou seja, capaz de reproduzir ações que vão além de simplesmente buscar algo na internet. A empresa diz que o novo navegador é resultado de “anos de desenvolvimento” e que ele foi pensado para “entender as intenções e performar tarefas” para o usuário.
A própria interface do Opera Neon se difere bastante de um navegador convencional. Ao invés de uma barra de endereços, o Neon possui uma interface simples e direta que pergunta ao usuário o que ele deseja. Através desses comandos, o navegador pode buscar na internet em tempo real para obter respostas, assim como outras ferramentas de IA.
Operator fará parte do novo Opera Neon
No entanto, a principal diferença do Opera Neon é o Operator – um recurso anunciado pela Opera em abril deste ano. Com o Operator, o usuário pode pedir para o navegador fazer uma busca mais específica, preencher um formulário ou até mesmo encontrar e comprar as melhores passagens para um destino específico. O navegador realiza essas tarefas sem qualquer outra ação do usuário.
O iHelp BR foi convidado para ver uma demonstração do Operator ao vivo. Em um dos exemplos mostrados pela equipe da Opera, o Operator foi capaz de comprar um buquê de flores em uma loja online com base em um único comando.

Para tarefas mais complexas, a Opera diz que desenvolveu agentes de IA que rodam em uma máquina virtual na nuvem, de forma que o usuário possa se desconectar enquanto o navegador executa essas tarefas.
Inicialmente, o Opera Neon será um serviço pago através de assinatura. Os interessados em testar a plataforma podem se inscrever na lista de espera através do site ofiical da Opera. No futuro, o Operator deve ser incorporado aos demais navegadores da empresa.