Opinião

Opinião: o iOS 10 é uma das melhores atualizações já feitas pela Apple

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple apresentou o iOS 10 para os desenvolvedores na WWDC 2016 há cerca de três meses e, desde então, estou utilizando a nova versão no dia a dia em meu iPhone principal — um 6 Plus de 64GB. Amanhã, no dia 13 de setembro, a Apple irá finalmente liberar a atualização do sistema para todos os usuários e, como de costume, muitos se perguntam se valerá ou não a pena instalar. Por conta disso, pretendo compartilhar aqui minhas opiniões pessoais sobre o iOS 10 e alguns recursos favoritos após testar o sistema por três meses.

Tela-de-Bloqueio-do-iOS-10

Quem me conhece sabe que sou usuário Apple de longa data. Meu primeiro iPod touch, de 2007, saiu da caixa com a primeira versão do OS — o sistema ainda não era chamado de iPhone OS ou iOS na época — então basicamente passei por todas as atualizações já lançadas até hoje para o iPhone, iPod touch e iPad. É bem comum ouvir da Apple que “este é o melhor iOS já feito” e, realmente, cada nova versão tem o intuito de acrescentar ainda mais à versão anterior, apesar de algumas menos e outras mais. Independente de mudanças muito ou pouco visíveis, só depois que você se acostuma com elas é que percebe a importância e se pergunta como conseguia viver sem determinado recurso até agora. E é exatamente assim que me sinto com o iOS 10, já o considero uma das melhores versões do sistema já criada pela Apple.

Desempenho de igual pra melhor.

Mais importante do que qualquer novidade, praticamente todos os usuários se preocupam com o desempenho dos aparelhos após atualizarem o iOS. Ao menos durante o tempo em que estive testando o iOS 10, notei que o desempenho está igual ou até melhor em certas coisas em comparação com o iOS 9 — o que é ótimo! Tive a oportunidade de testar a atualização em diversos aparelhos, incluindo o iPhone 5, iPhone 5s e o meu próprio iPhone 6 Plus, em todos eles não notei qualquer lentidão ou coisas do tipo. Ao fazer uma busca rápida na internet, é possível encontrar diversos vídeos comparando os iPhones e iPads mais antigos no iOS 10 contra o iOS 9 para confirmar que tudo continua como sempre.

Os widgets mudam tudo.

Os widgets não são novidades no iOS e já estão presentes no sistema desde 2014 com o iOS 8, porém só era possível acessá-los a partir da Central de Notificações e eu sempre os esquecia lá. Agora, os widgets estão em todo lugar: na tela de bloqueio, na tela inicial, na Central de Notificações e até mesmo em cada ícone por meio do 3D Touch. Com isso, a Apple aproveitou para disponibilizar vários novos widgets nativos do sistema. Com um deslizar eu consigo visualizar rapidamente a previsão do tempo, o valor do dólar, quais serão minhas aulas do dia e o valor da fatura do meu cartão de crédito sem mesmo ter que abrir qualquer aplicativo.

widgets-no-ios-10

Vale ressaltar que estes ainda são os widgets antigos e que os desenvolvedores poderão criar widgets muito mais intuitivos para o iOS 10. A própria Apple demonstrou em junho o novo widget do aplicativo da ESPN que permite até mesmo assistir ao canal ao vivo sem ter que abrir o aplicativo.

espn-widget-ios-10

Usar o iMessage nunca foi tão divertido.

O iMessage surgiu com o iOS 5 em 2011 e pode ser considerado um sucesso nos Estados Unidos, porém não se pode dizer o mesmo no resto do mundo. Além do serviço ser exclusivo para os dispositivos da Apple, não existem muitos atrativos para se utilizar ele ao invés de outros concorrentes — ao menos até agora. O iMessage no iOS 10 conta com um recurso muito legal e já existente no Apple Watch, chamado de Digital Touch, que permite enviar desenhos rápidos para seus contatos.

Desenhos no iMessage do iOS 10

Depois de me acostumar a conversar por meio de desenhos com alguns amigos que já utilizam o iOS 10, é até chato ficar restrito ao texto com a maioria dos meus contatos. Quando o usuário recebe um desenho, é possível acompanhar uma animação mostrando exatamente como o desenho foi criado. Há também algumas outras interações como corações, toques e uma bola de fogo.

No iOS 10 também é possível enviar mensagens com efeitos na tela, dando aquela sensação de nostalgia para quem viveu na época do MSN com seus emoticons animados, winks que saltavam na tela e aquela “tremida” para chamar a atenção de alguém. Os efeitos no iMessage incluem fogos de artifício, confetes e até mesmo uma tinta invisível que esconde o conteúdo da mensagem até que o usuário passe o dedo na tela.

O que eu mais gostei, porém, foi a possibilidade de usar stickers no iMessage. Eu particularmente utilizo muito o Telegram e sinto falta dos stickers toda vez que preciso conversar com alguém no iMessage ou no WhatsApp, já que alguns memes da internet valem mais do que mil palavras. Os stickers estarão disponíveis em uma loja dentro do próprio aplicativo Mensagens e eu mesmo já tratei de criar um pacote do “Pepe The Frog” que deve aparecer na loja do iMessage em breve.

stickers-no-imessage-do-ios-10

Sabe aqueles Emojis animados da Apple criados especialmente para o Apple Watch? Eles também estão disponíveis no iMessage do iOS 10. Além disso, os desenvolvedores também poderão criar aplicativos específicos para o mensageiro do iOS. Outras novidades como Emojis maiores nas conversas, pré-visualização de links e até mesmo a possibilidade de desenhar nas fotos e vídeos como no Snapchat também estão inclusas.

Eu estou extremamente ansioso para ver os milhares de stickers e extensões que os desenvolvedores criaram para o iMessage. Muito além disso, mal posso esperar para que meus amigos atualizem seus iPhones e iPads para que eu possa utilizar estas novidades com eles. Nunca foi tão divertido conversar pelo iMessage!

A Siri finalmente conversa com os aplicativos.

A Siri também já existe no iOS há alguns anos, porém sempre foi limitada aos recursos que a Apple decidia adicionar — praticamente todos restritos aos aplicativos nativos do sistema. A partir do iOS 10, os desenvolvedores poderão criar aplicativos que interajam com a Siri. Infelizmente, como nenhum aplicativo foi atualizado para o iOS 10 até agora, não é algo que pude testar pra valer, mas consegui brincar um pouco com uma versão interna do WhatsApp que já conta com o recurso habilitado e posso dizer: é ótimo e prático. Eu já sou acostumado a usar a Siri para realizar várias tarefas, incluindo enviar mensagens no iMessage, então saber que agora poderei fazer o mesmo com o Telegram, por exemplo, me deixa extremamente empolgado.

siri-uber-ios-10

A Apple chegou a demonstrar alguns aplicativos que já serão compatíveis com a Siri assim que o iOS 10 for liberado para o público, como é o caso do Uber. Será possível pedir para a assistente coisas como “me leve para a casa de Uber” e apenas esperar o carro em sua localização sem ter que abrir o aplicativo, algo que definitivamente estou ansioso para usar no meu dia a dia.

Letras no Apple Music.

Se você é assinante do Apple Music, como eu, vai ficar contente em saber que agora será possível visualizar as letras das músicas sem ter que procurar na internet ou utilizar qualquer aplicativo de terceiro. Ok, o visual do novo aplicativo Música está longe de ser bonito, mas não tem coisa melhor do que ter as letras de todas as suas músicas ali para aqueles momentos em que você quer bancar o cantor.

letras-no-apple-music-do-ios-10

As notificações ficaram mais úteis.

As notificações do iOS já contam com algumas interações básicas como botões e resposta rápida, porém agora são ainda mais úteis no iOS 10. Por meio do 3D Touch ou apenas arrastando para baixo nos dispositivos antigos, é possível expandir a notificação e visualizar a informação com detalhes mais completos. Ao responder uma mensagem, por exemplo, toda a conversa será exibida para que o usuário não se perca.

Notificações no iOS 10

Mais uma vez, a Apple utilizou o Uber como exemplo para demonstrar a novidade. Ao receber uma notificação para avisar que o motorista está a caminho, o usuário pode expandir para visualizar mais detalhes da corrida como o mapa e informações do carro sem precisar abrir o aplicativo do Uber.

uber-notificacao-no-ios-10

É muito prático ter o contexto da conversa ao responder uma mensagem ou até mesmo visualizar qual foi a foto curtida em um álbum do iCloud por meio da notificação. Já imagino como o recurso deve ser aplicativo nos meus aplicativos favoritos.

A Busca está em todo lugar.

Assim como os widgets, a Busca do Spotlight agora também está em todo lugar. Se antes era possível acessar o Spotlight apenas pela tela inicial, agora o usuário também pode procurar aplicativos, mensagens, contatos e muito mais pela Central de Notificações ou até mesmo pela tela de bloqueio. Agora, por exemplo, eu não preciso mais desbloquear meu iPhone e ficar procurando um aplicativo específico entre os meus mais de 100 instalados. Logo pela tela de bloqueio eu acesso o Spotlight, procuro pelo aplicativo e pronto, já abro diretamente sem ter que passar pela tela inicial. Dentro de um aplicativo é exatamente a mesma coisa, já que eu posso usar a busca pela Central de Notificações sem ter que fechar o que estou fazendo antes.

spotlight-no-ios-10

Aliás, algo muito interessante na busca do iOS 10 é poder visualizar os contatos diretamente pelo Spotlight sem ter que ser redirecionado para o aplicativo. Isso realmente acaba economizando alguns segundos do seu dia.

contatos-no-ios-10

Oculte os aplicativos do sistema.

Eu nunca tive problemas com os aplicativos que acompanham o iOS, porém muita gente acaba não usando todos eles e por isso os esconde em alguma pasta, já que não é possível apagá-los. No iOS 10, porém, é possível ocultar a maioria dos aplicativos nativos do sistema. Eu mesmo já removi o aplicativo Casa (novo no iOS 10) e o aplicativo do Watch.

Remover Apps Nativos iOS 10

Os aplicativos estarão disponíveis na App Store assim como qualquer outro aplicativo de terceiro, para caso o usuário queira instalar novamente.

Análise de sono embutida.

Aplicativos que fazem a análise de sono do usuário não são novidade e já existem aos montes na App Store, porém agora o iOS 10 conta com este recurso embutido no aplicativo nativo de Relógio. Ajuste seu horário de sono e deixe o iPhone ao seu lado na cama quando for dormir para que o sistema crie uma estatística com quantas horas você dorme por dia.

relogio-do-ios-10

Você também pode configurar lembretes para quando estiver chegando a sua hora de dormir, além de contar com novos sons de alarme para a hora de acordar. Todas as informações registradas ficam disponíveis no aplicativo Saúde. Sempre achei interessante poder medir o sono com o celular e ter isso no iOS sem precisar baixar qualquer outro aplicativo é mais do que bem-vindo.

Fotos organizadas automaticamente.

Eu, particularmente, nunca tive paciência para organizar minha biblioteca de fotos criando álbuns e coisas do tipo, porém isso complica muito na hora de procurar as fotos de um evento específico que aconteceu há muito tempo. Felizmente este é outro problema que o iOS 10 resolve, já que o aplicativo Fotos organiza a biblioteca automaticamente em “memórias”, que são álbuns inteligentes criados utilizando a localização, data e outras informações das fotos.

fotos-no-ios-10

O mais legal é que o próprio aplicativo Fotos também cria um vídeo com as fotos de cada memória que pode ser salvo e compartilhado com qualquer outra pessoa. Além das memórias, agora também é possível separar as fotos por rostos e objetos detectados. Eu posso, por exemplo, usar a busca do aplicativo Fotos no iOS 10 para encontrar na minha biblioteca as imagens com gatos ou fotos de sobremesas. E, assim como no iMessage, também será possível fazer anotações e desenhos nas imagens do aplicativo Fotos no iOS 10.

Chamadas online de verdade.

Quando alguém te liga pelo telefone ou por FaceTime, o sistema logo exibe uma tela para você atender ou recusar a chamada independente de onde esteja. Isso, porém, não acontece quando a chamada é de qualquer aplicativo da App Store — como o WhatsApp — já que é exibida apenas uma notificação comum. Com o iOS 10, os aplicativos que oferecem chamadas online podem se integrar ao aplicativo Telefone e exibir suas chamadas como qualquer ligação de verdade.

WhatsApp-Audio-iOS-10

Tive a oportunidade de testar o recurso com uma versão interna do WhatsApp e posso garantir que isso faz muita diferença, já que você não precisa mais abrir o aplicativo para atender. Tudo acontece como se você estivesse recebendo uma chamada normal, até mesmo depois de atender. Além da nova forma para receber as chamadas, o histórico do aplicativo Telefone agora também mostra as ligações dos aplicativos. Você pode até mesmo ligar via WhatsApp para um contato seu pelo Telefone do iOS 10, por exemplo.

Salvar arquivos da internet no iCloud Drive.

Também já comentei sobre isso logo quando o iOS 10 foi anunciado para os desenvolvedores, porém é algo muito útil que vale ser ressaltado. Agora é possível salvar arquivos pelo Safari utilizando o iCloud Drive. Isso tem sido muito útil para quando não estou em casa e encontro algum arquivo que estava procurando, basta apenas salvar no meu iCloud Drive e o arquivo estará me esperando no meu Mac ou em qualquer outro dispositivo com iOS que eu tenha.

Safari iCloud Drive iOS 10

Mais espaço disponível.

Uma mudança que certamente será muito bem recebida por todos os usuários é o aumento no espaço interno disponível para o usuário. Em meu iPhone com 64GB de armazenamento, por exemplo, o espaço total subiu de 55GB no iOS 9 para 59GB após instalar o iOS 10.

iOS 10 Armazenamento

Muitas outras novidades.

Estes são os recursos que eu mais gostei usando o iOS 10 nos últimos três meses, porém o sistema traz muito mais novidades além das poucas que mencionei aqui, incluindo o aplicativo Mapas redesenhado que também suportará extensões de terceiros, as notas colaborativas, aplicativo Saúde redesenhado e duas abas lado a lado no Safari do iPad. Com o iOS 10, a Apple abriu o sistema ainda mais para os desenvolvedores e até mesmo para os usuários, que agora tem a liberdade de transferir seus arquivos pelo Safari e remover os aplicativos que não utilizam. Esta é, certamente, uma das maiores atualizações já lançadas para o iOS.

O iOS 10 será disponibilizado para todos os usuários no dia 13 de setembro. Para instalar a atualização, é necessário ter um iPhone 5, iPad 4, iPad mini 2, iPad Pro, iPod touch de sexta geração ou modelos mais recentes. Antes de atualizar, lembre-se de realizar um backup completo do dispositivo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.