Às vésperas de um lançamento da Apple, é normal que diversos rumores sobre o que pode ser lançado apareçam na internet, aumentando mais ainda a curiosidade e a expectativa de todos. Já sabemos que no evento da próxima terça-feira (22 de outubro) serão apresentados novos iPads, porém não muito além disso. Compartilharei com vocês neste artigo minhas opiniões sobre o que exatamente a Apple pode apresentar na próxima semana.
Macs:
Acredito que antes de tudo, veremos novidades em relação aos Macs. Na conferência de desenvolvedores (WWDC) que aconteceu em junho deste ano, a Apple apresentou a nova versão de seu sistema operacional, o OS X Mavericks. O lançamento final do novo sistema foi prometido para o fim do ano, e como a versão Golden Master (prévia final) já foi liberada aos desenvolvedores, é bem provável que a atualização seja liberada na Mac App Store já na próxima semana.
Uma nova linha de MacBooks com tela Retina também deve chegar ao mercado, contando com um processador Intel Haswell de quarta geração, melhorias no chip gráfico e equipado também com o novo Wi-Fi Gigabit de 5GHz. É bem provável que o clássico MacBook Pro não receba nenhuma mudança, caminhando cada vez mais para seu final iminente. As mesmas melhorias também podem chegar ao Mac Mini, que já não recebe uma atualização há mais de um ano.
Recentemente, o iMac recebeu uma atualização que trouxe melhorias significativas no seu hardware, então é pouco provável que um novo modelo seja apresentado agora. Assim como o novo MacBook Air, que foi apresentado em junho na WWDC. Por fim, a Apple deve finalmente anunciar a data do início das vendas do novo Mac Pro, também anunciado como “prévia” em junho.
Uma suíte remodelada do iLife e do iWork também devem ser anunciadas, assim como a disponibilidade gratuita de ambos para quem comprar um novo Mac.
iOS:
Não espere que a Apple irá voltar atrás com o iOS 7 e anunciar a volta de Scott Forstall para colocar todo aquele skeumorfismo novamente no sistema. 😛
A primeira grande atualização do novo iOS 7 deve ser anunciada no evento, trazendo grandes melhorias de desempenho, correções de diversos bugs e quem sabe, alguma novidade bancana (Siri em português, talvez?). Além de claro, trazendo compatibilidade com os novos iPads que serão anunciados logo em seguida.
Os aplicativos do iLife (GarageBand, iPhoto e iMovie), iWork (Pages, Numbers, Keynote) e os demais que a Apple oferece separadamente, como o iBooks, finalmente devem ser atualizados trazendo o visual do iOS 7. Recentemente, alguns dos novos ícones apareceram “por engano” nos ajustes do iCloud.
iPad:
Neste ano, finalmente veremos mudanças significativas no iPad de 9.7 polegadas. Segundo os rumores, o modelo maior irá seguir o iPad mini no aspecto visual, trazendo bordas laterais mais finas. A nova geração também deve trazer o Chip A7X de 64-bits, similar ao do iPhone 5S, porém com gráficos mais avançados para suportar a enorme resolução da tela Retina presente no iPad. A câmera traseira também pode receber grandes avanços, como um sensor de 8 megapixels, melhorias para o uso noturno, e talvez até o modo Slow Motion de filmagem. Assim como o iPhone 5S, o iPad 5 deve trazer suporte mundial ao 4G LTE. O Touch ID, leitor de impressões digitais, também pode estar presente na nova geração.
A tão desejada tela Retina pode chegar ao iPad mini de segunda geração, assim como o Chip A6, câmera FaceTime HD aprimorada e o suporte mundial ao 4G LTE. O visual atual do iPad mini se manterá por um bom tempo. A chegada do leitor biométrico Touch ID também é esperada.
Ambos podem receber as novas cores já presentes no iPhone 5S, sendo o dourado e cinza espacial.
Mais algumas coisas…
Tenho esperanças de ver alguma atualização significativas para o Apple TV, talvez um software totalmente remodelado, ou até mesmo um aparelho novo, quem sabe uma televisão de verdade? Mas já me contentaria com um Apple TV SDK e uma loja de aplicativos no aparelho. E se não for desejar muito, adoraria que a Apple apresentasse novos iPods, mas considerando tudo o que vazou até agora, é improvável de acontecer.
E você, o que espera para o evento da próxima terça-feira? Deixe sua opinião nos comentários! 😉