DestaquesiPhoneRumores

Os últimos rumores sobre os novos iPhones de 2018

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Faltam menos de três semanas para o lançamento de mais uma geração do iPhone e os boatos não param de repercutir na internet. Hoje pela manhã, Mark Gurman da Bloomberg divulgou mais algumas informações sobre os aparelhos. Embora a maioria seja apenas uma confirmação do que já havia vazado, o especialista em tecnologia também revelou outros detalhes desconhecidos até então.

iPhone XS

De acordo com as fontes de Gurman, o nome mais considerado pela Apple até agora para a nova geração do smartphone é “iPhone XS”, remetendo aos modelos passados que trouxeram apenas atualizações incrementais. Por fora, os aparelhos serão idênticos ao iPhone X — com tela quase sem bordas, Face ID, traseira em vidro e laterais de aço inoxidável.

Para a versão com tela de 5.8 polegadas, as novidades devem ser apenas melhorias no processador, câmera e autonomia da bateria. O destaque ficará por conta do novo modelo com tela de 6.5 polegadas, que seria o maior já lançado pela Apple até então. A empresa deve destacar principalmente o aumento da produtividade ao realizar certas tarefas em uma tela maior.

No mês passado, o iHelp BR revelou com exclusividade que o iPhone maior terá uma visualização diferenciada em “modo paisagem” para certos aplicativos.

Curiosamente, a Bloomberg ouviu que a Apple deve abandonar a nomenclatura “Plus” do iPhone maior. Desde 2014, com o lançamento do iPhone 6, a Apple comercializa a versão com tela de 5.5 polegadas como “iPhone Plus”, mas isso pode mudar em breve. Dessa forma, os dois novos iPhones seriam chamado apenas de “iPhone XS”, com duas opções de tamanho de tela. Algo similar já acontece com o iPad Pro, disponível em dois tamanhos e sem distinção de nomes entre os modelos.

iPhone intermediário

Para substituir o iPhone 8, também está sendo preparado um novo iPhone intermediário. Porém, dessa vez, inspirado no iPhone X. O aparelho visa principalmente tornar a nova experiência do smartphone da Apple mais acessível com a adição do Face ID e a tela sem botão Início. Mas, para que essa redução de valores aconteça, o iPhone intermediário deve perder alguns recursos.

Ao contrário dos modelos mais caros, com tela OLED, esse iPhone continuará com uma tela LCD. Visualmente, ela será idêntica aos demais, com cantos arredondados, recorte no topo e bordas reduzidas, mas não terá a mesma profundidade de cores. Há quem diga que o 3D Touch, tecnologia que identifica a pressão do toque na tela, também ficará de fora do aparelho.

Assim como o iPhone 8, este iPhone intermediário terá o corpo feito em vidro com as laterais em alumínio fosco ao invés de aço inoxidável brilhante. Outro detalhe é que a câmera traseira também deve ser a mesma do iPhone 8 menor, sem a segunda lente teleobjetiva (utilizada para os recursos de zoom óptico e Modo Retrato).

Esse iPhone deve ter especificações próximas do atual iPhone X, com o chip A11 Bionic, e será vendido por algo próximo de US$700 (R$2.850 em conversão direta). Com isso, tanto o iPhone X quanto o iPhone 8 e 8 Plus podem desaparecer das lojas, já que o novo modelo intermediário será muito próximo deles em características e preço.

Dois chips

Já existem alguns boatos sobre a Apple oferecer um celular com a opção de dois chips neste ano. Recentemente, os próprios códigos do iOS 12 revelaram que a empresa até mesmo já chegou a testar isso na prática. Agora, Mark Gurman reforça todos os rumores e diz que tanto o iPhone intermediário quanto o modelo com tela de 6.5 polegadas vão ter a possibilidade de serem utilizados na função “Dual SIM“.

Nada de Apple Pencil

Outro boato que começou a circular há alguns dias mencionava que ao menos um dos novos iPhones contaria com suporte para a Apple Pencil, a caneta especial da Apple feita para o iPad. O analista Ming-Chi Kuo disse ao MacRumors que isso não deve acontecer neste ano. Kuo também corrobora a questão do suporte aos dois chips no iPhone.

Mudanças significativas apenas em 2019

Por fim, as fontes da Bloomberg garantem que outras mudanças significativas no iPhone só devem acontecer nos modelos de 2019.

Embora ainda não esteja confirmado, tudo indica que a Apple irá realizar um evento especial para a imprensa no dia 12 de setembro, em uma quarta-feira. Resta agora esperar pela confirmação oficial.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.