O Touch ID foi anunciado com o iPhone 5s em 2013 e hoje está presente em todos os iPhones e iPads mais recentes, permitindo que os usuários desbloqueiem o dispositivo e façam compras utilizando apenas a impressão digital. Enquanto a tecnologia não chega aos Macs, a Apple estaria trabalhando em uma forma de integrar o sensor do iPhone aos seus computadores — de acordo com fontes do site MacRumors.
Ao que parece, com o novo OS X 10.12 — ou macOS — que será apresentado no próximo mês, haverá a opção para que o Mac solicite no iPhone do usuário a confirmação de sua digital para desbloquear o computador. Além disso, também seria possível programar o Mac para desbloquear automaticamente quando o iPhone do usuário estiver por perto, utilizando a tecnologia Bluetooth 4.0.
O recurso funcionaria de forma bem similar ao que já existe no Apple Watch atualmente, que dispensa a necessidade de digitar o código no relógio caso o iPhone esteja emparelhado e próximo. Além de funcionar como alternativa de desbloqueio no Mac, também deverá ser possível utilizar o Touch ID do iPhone para confirmar compras na App Store, por exemplo. Há também a possibilidade do próprio Apple Watch ter integração com o OS X 10.12.
Vale lembrar que, há alguns meses, um boato divulgado pelo Re/code sugeriu que a Apple iria lançar uma versão do Apple Pay para sites — assim como o PayPal — e que também poderia ser compatível com os Macs. Considerando o rumor de hoje, é bem provável que o recurso utilize o Touch ID do iPhone para confirmar os pagamentos online do Apple Pay.
O OS X 10.12 será apresentado oficialmente pela Apple no evento principal da WWDC 2016, no dia 13 de junho. Como de costume, o iHelp BR realizará uma cobertura completa dos acontecimentos.