Usuários do OS X já devem conhecer o Boot Camp — ferramenta criada pela Apple para permitir que o Windows seja instalado em um Mac. Com o lançamento da versão final do OS X El Capitan, alguns usuários notaram uma novidade até então não mencionada, que é a possibilidade de se instalar o Windows no Boot Camp sem a necessidade de um Pendrive ou DVD do sistema operacional.
Até então, sempre foi necessário possuir um Pendrive ou um DVD com o instalador do Windows para realizar todo o processo de configuração do Boot Camp. Agora, porém, o utilitário do Boot Camp permite instalar o Windows no Mac sem nenhuma mídia física, tendo como único requisito a imagem original do instalador, geralmente encontrada no site oficial da Microsoft.
Ao selecionar a imagem e seguir com o procedimento, o utilitário do Boot Camp no OS X El Capitan cria uma nova partição temporária com tamanho aproximado de 8GB onde o instalador do Windows ficará armazenado até que o processo seja concluído. Assim que o Windows é instalado no Mac, o sistema automaticamente apaga a partição do instalador.
Infelizmente, por enquanto, apenas alguns modelos de Macs contam com a possibilidade de instalar o Windows utilizando a imagem original, sendo estes: MacBook Air, MacBook Pro com tela Retina e Mac Pro. Os demais Macs ainda continuam utilizando o método tradicional de instalação do Windows no Boot Camp por USB ou DVD, sem informações sobre uma possível atualização que trará o recurso para esses citados. De qualquer forma, a novidade é muito bem-vinda.