GeralMac

OS X Mavericks é anunciado na WWDC 2013

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Já era certo que a Apple iria lançar uma nova versão do OS X na WWDC 2013. No evento, Craig Federighi disse que a Apple não usaria mais nomes de felinos em seus sistemas operacionais, e brincou dizendo que a nova versão do OS X se chamaria “Sea Lion”. Porém, seu nome é OS X Mavericks, nome de uma praia muito famosa da Califórnia (para quem ainda não sabe, a Apple também se encontra na Califórnia). 

O novo OS X Mavericks recebeu diversas novidades, principalmente focadas no desempenho do sistema e na economia de energia. O primeiro novo recurso do sistema apresentado pelo Craig foram as abas no Finder.

As abas permitem que várias janelas do Finder sejam abertas ao mesmo tempo de modo organizado. Para transferir arquivos de uma aba para outra, basta “arrastar e soltar”. Além disso, o novo Finder também trouxe a visualização em tela cheia.

 

Agora também será possível organizar os arquivos utilizando Tags como por exemplo “Trabalhos da escola” ou “Jogos”.

 

O aplicativo Mapas da Apple também chegou ao novo OS X Mavericks. Assim como no iOS, ele possui três modos de visualização (padrão, híbrido e satélite), construções em 3D e busca por rotas.

As notificações do sistema receberam algumas novidades, como a possibilidade de enviar uma resposta rápida sem a necessidade de abrir o aplicativo.


O Centro de Notificações agora possui um fundo com uma cor sólida, além de agora ter um botão para o envio rápido de iMessages.

 

 

Para aqueles que usam seus Macs com Monitores Externos, o OS X Mavericks permite que vários aplicativos em tela cheia sejam executados em vários monitores ao mesmo tempo, sem impedir o uso dos outros monitores. A barra de menus e a dock do sistema serão exibidas em cada monitor extendido, diferente do que acontece nas versões anteriores em que eles só funcionam no monitor principal.

 

Outra novidade é o iCloud Keychain que salva na nuvem todas as senhas digitadas no sistema ou no navegador e envia para todos os seus outros Macs ou dispositivos com iOS logados com sua conta iCloud.

O OS X finalmente ganhou uma versão do aplicativo iBooks, para a leitura de livros digitais no Mac. Ele será compatível com todos os livros já disponíveis para o iPhone, iPod touch e iPad, incluindo os livros interativos.

Além de todos os novos recursos, o OS X Mavericks possui novas tecnologias que melhoram o desempenho do sistema, como o gerenciamento do uso da CPU e memória para maior velocidade e mais economia de energia.

O OS X Mavericks está em fase de testes e somente desenvolvedores autorizados podem utilizá-lo. A versão final será liberada entre setembro e outubro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.