Todos nós já esperávamos que a Apple iria apresentar uma nova versão do OS X com o visual baseado no iOS, porém ninguém sabia ao certo como ela utilizaria os elementos flat no Mac. Hoje na WWDC 2014 foi apresentado o OS X Yosemite 10.10, trazendo além do novo visual vários novos recursos.
Tudo no sistema foi redesenhado, desde os ícones até as barras de menus. Todos os elementos são predominantemente brancos e translúcidos, algo similar ao que já conhecemos no ano passado com o iOS 7.
A Central de Notificações do Mac agora ficou mais completa com as informações do calendário e os novos widgets de relógio, tempo, calculadora e bolsa.
O novo Spotlight recebeu grandes mudanças, principalmente visuais. Agora, ao invés de um simples menu, uma grande janela ocupa o centro da tela exibindo os resultados das pesquisas. Sites, notícias, locais no mapa, filmes, artigos no Wikipedia e muito mais agora podem ser encontrados pelo novo Spotlight.
Entre todos os aplicativos nativos, o Safari foi um dos que mais recebeu mudanças. O navegador padrão do Mac agora está muito mais rápido do que qualquer outro navegador, além de rodar Javascript e vários outros conteúdos como HTML5 Premium com muito mais desempenho. O visual também foi renovado, se aproximando bastante visualmente ao aplicativo do iPad.
Agora, o AirDrop se comunicará entre iOS e Mac. O recurso foi apresentado no OS X Lion em 2010, mas até então era restrito aos Macs. No ano passado com o iOS 7, a Apple trouxe o AirDrop também para o iOS, permitindo que vídeos, fotos, documentos e vários outros dados fossem trocados rapidamente entre os dispositivos usando a tecnologia Bluetooth 4.0, só que não era possível trocar dados entre um Mac e um iPhone, por exemplo.
Agora com o OS X Yosemite, a Apple permitiu que os dois se comuniquem entre si. Lembrando que o AirDrop entre iOS e Mac só funciona nos mais novos dispositivos e computadores, como o iPhone 5 em diante, iPad 4 em diante, iPod touch de quinta geração e Macs lançados a partir de 2012.
Sem dúvida alguma uma das novidades mais destacas do OS X Yosemite é a conexão que o sistema tem com os dispositivos iOS, especialmente com o iPhone. Utilizando a mesma conta iCloud em seu Mac e iPhone será possível receber e efetuar chamadas do celular utilizando o próprio Mac! Mensagens de Texto também podem ser enviadas utilizando o novo aplicativo de mensagens do Yosemite.
Outro novo recurso de sincronização entre o iOS e Mac é o Handoff. O novo recurso com a ajuda do iCloud sincroniza automaticamente tudo o que você está fazendo em seu iOS com o Mac, e vice-versa. Por exemplo, se você está editando um documento no Pages do iOS, ao ligar seu Mac o Pages estará aberto exatamente como no iOS. O Handoff funciona nativamente com o Safari, Mail, Pages, Keynote, Numbers, Mapas, Lembretes, Mensagens, Calendário e Contatos, porém os desenvolvedores poderão utilizar o recurso em seus aplicativos.
Os usuários do Mac que também tiverem um iPhone ou um iPad com conexão 3G/LTE poderão utilizar o Compartilhamento Instantâneo. Se o seu Mac não estiver conectado à internet, automaticamente o computador irá utilizar a conexão da rede celular do iPhone ou iPad.
Para os que ainda são adeptos do email, a Apple trouxe vários novos recursos e melhorias para o aplicativo Mail do OS X Yosemite. Além de agora permitir o envio de arquivos com até 5GB utilizando o espaço do iCloud, conta com vários novos recursos de marcação e assinatura de imagens e documentos em PDF utilizando apenas o trackpad multitouch do MacBook ou o Magic Trackpad. O Mail agora também está mais rápido e seguro.
Por fim, também foi apresentado o iCloud Drive, um novo recurso para enviar e gerenciar os arquivos do iCloud pelo Finder do Mac e todos os seus outros computadores e dispositivos iOS.
Várias outros novos recursos também estão presentes no OS X Yosemite, e estaremos divulgando alguns no decorrer dos testes. Segundo Craig Federighi na WWDC 2014, o Yosemite será gratuito assim como o OS X Mavericks. Por enquanto apenas desenvolvedores têm acesso ao sistema, mas a Apple anunciou que nos próximos meses irá liberar uma versão de testes pública para quem estiver interessado. A versão final porém deve chegar somente em outubro ou novembro.
Mais informações sobre o OS X Yosemite no site oficial da Apple.