Já não é mais novidade que a Apple está planejando lançar em breve um modelo menor do iPhone com tela de 4 polegadas que, de acordo com os rumores, seria chamado de “iPhone 5se” por se parecer mais externamente com a quinta geração do smartphone da empresa. Apesar disso, parece que o nome gerou confusão e, agora, fontes afirmam que a Apple decidiu chamar o novo modelo apenas de “iPhone SE”.
Com apenas o nome “SE”, este iPhone não seria assimilado ao 5s, 6, 6s ou qualquer outra geração anterior, deixando claro que se trata de uma linha completamente nova — ao contrário do que se imaginava até então. Inclusive, este seria o primeiro iPhone sem o número da geração no nome, provavelmente por conta de não haver planos para atualizar este modelo anualmente.
Assim como já foi mencionado anteriormente em outras publicações, a ideia é que o iPhone SE substitua o iPhone 5s como modelo de entrada — inclusive nos preços praticados — e continue sendo vendido mesmo após o lançamento do iPhone 7. Para se manter por mais tempo no mercado, o iPhone SE utilizará o mesmo processador A9 do iPhone 6s, com 2GB de memória RAM, além das tecnologias mais recentes de Wi-Fi, Bluetooth e 4G, também presentes no 6s.
Além disso, o iPhone SE também deve contar com Touch ID, NFC para o Apple Pay, câmera traseira de 8 Megapixels similar a do iPhone 6 e deve ser disponibilizado na cor ouro rosa, além das tradicionais, com opções de armazenamento em 16GB e 64GB. A tela com 3D Touch, porém, deve continuar sendo exclusividade do iPhone 6s.
A Apple deve realizar no dia 15 de março um evento especial para a imprensa — ainda não confirmado — em que lançará oficialmente o iPhone SE, além do novo iPad Pro menor e novas pulseiras para o Apple Watch. Atualizações para o iOS, OS X, watchOS e tvOS também são aguardadas.