DestaquesiPhoneRumores

Patente da Apple revela novo sensor de luz ambiente integrado na tela do dispositivo

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Praticamente todos os dispositivos da Apple possuem um sensor de luz ambiente, que permite ao sistema ajustar o brilho da tela automaticamente conforme o local em que o usuário está. Atualmente, este sensor é colocado logo acima da tela, na borda superior ao lado da câmera frontal, porém isso pode mudar em breve. A Apple registrou uma patente nos Estados Unidos de um novo sensor de luz que é integrado diretamente na tela do aparelho.

apple-patente-sensor-de-luz-na-tela

A patente registrada garante múltiplas formas de implementar o sensor diretamente na tela do dispositivo, como incluir o novo sensor discretamente entre o vidro frontal e o painel sensível ao toque. A descrição da patente menciona, inclusive, que a técnica pode ser utilizada também para implementar outros sensores na tela, como o de proximidade. Apesar do documento mencionar que a tecnologia é compatível com quase todo tipo de tela, até mesmo LCD, há diversas referências ao uso de telas OLED e TFT — que podem ser adotadas nos próximos lançamentos.

Em meio aos rumores sobre a próxima geração do iPhone ser praticamente “uma única peça de vidro” em que a tela ocupará todo o espaço frontal, esta patente certamente é o primeiro indício de que isso realmente pode acontecer. Ao integrar todos os sensores na tela, será possível eliminar completamente a borda na tela dos aparelhos. Curiosamente, a Sharp — que é fornecedora da Apple — apresentou na semana um conceito de celular com uma nova tela que ocupa toda a frente do aparelho.

sharp-corner-r

A tela apresentada pela Sharp tem 5.2 polegadas e 1080p de resolução, especificações muito próximas da tela atual dos iPhones Plus. O vidro utilizado também é o 2.5D, com apenas os cantos levemente arredondados. Considerando os boatos sobre o iPhone de 2017, é de se esperar que a Apple apresente algo similar ao da imagem acima. O desafio agora provavelmente ficará por conta da implementação do alto-falante superior e da câmera frontal por baixo da tela, porém certamente é algo que a empresa deve resolver nos próximos meses.

Seja como for, os novos iPhones só devem ser lançados em setembro de 2017, tempo suficiente para ainda mais rumores apareçam na internet.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.