A pesquisa contextual do Spotlight foi apresentada no ano passado, com o OS X El Capitan, e permite que os usuários encontrem arquivos, documentos, emails e várias outras coisas utilizando frases de contexto mais naturais, como “documentos do Pages que criei na semana passada”. Essa busca avançada só foi disponibilizada inicialmente em inglês e mais alguns poucos idiomas, porém agora já está funcionando em português do Brasil com o novo macOS Sierra.
Devido ao fato do macOS Sierra ainda estar em fase inicial de testes, os resultados das buscas contextuais nem sempre aparecem como o esperado — as vezes até mesmo nem aparecem. Porém, até a versão final do sistema, os usuários do Brasil já poderão encontrar seus arquivos no Mac de forma ainda mais intuitiva.
Além de apenas especificar a data e o tipo de arquivo que está procurando, também é possível usar termos específicos como “documentos com iHelp BR que abri hoje” para encontrar apenas conteúdos com a palavra-chave determinada. A busca contextual também funciona para aplicativos, como em “aplicativo que mais uso” ou “aplicativos que abri na semana passada”.
Da mesma forma, também é possível encontrar emails nas contas conectadas por meio da busca contextual, como por exemplo “emails do Bruno que recebi no mês passado” ou “emails com anexos que recebi ontem”.
Além do Spotlight, também é possível utilizar a busca contextual dentro de aplicativos como o Finder e Mail, assim como na Siri — que agora está disponível no macOS Sierra.
O macOS Sierra está disponível apenas para desenvolvedores no momento e só deve ser liberado para todos os usuários no final do ano. De acordo com a Apple, os usuários interessados em testarem a nova versão do sistema em seus Macs poderão se inscrever no programa público de testes em breve.