AnálisesDestaquesiOS

Por dentro do iOS 10: nova tela de bloqueio e tela de início

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Apesar de algumas melhorias e a atualização visual no iOS 7, a tela de bloqueio do iOS nunca havia passado por mudanças radicais. Desde sempre, o único propósito da tela era exibir o horário, data e as notificações perdidas do usuário — ao menos até agora. Com o iOS 10, que ainda está em fase de testes, a tela de bloqueio foi completamente repaginada junto ao Spotlight para agilizar ainda mais a visualização de algumas informações.

Tela-de-Bloqueio-do-iOS-10

Fim do “Deslize Para Desbloquear”.

Ao anunciar o primeiro iPhone, em 2007, Steve Jobs mencionou no palco que o recurso “Deslize Para Desbloquear” adotado na tela de bloqueio do smartphone foi pensado para que não houvesse o risco da tela do aparelho ligar e o sistema acabar executando alguma função inesperada dentro do bolso da calça, já que era necessário deslizar o dedo de um lado para o outro para desbloquear a tela. Com a chegada do Touch ID no iPhone 5s e posteriormente em outros dispositivos da Apple, deslizar para desbloquear acabou se tornando desnecessário — e agora extinto no iOS 10.

Pressione Para Desbloquear no iOS 10

Agora que exibe várias informações, a tela de bloqueio no iOS 10 é tratada como qualquer outro aplicativo. Ou seja, ao invés de deslizar, o usuário agora precisa pressionar o botão Início para desbloquear o aparelho — seja com o Touch ID ou senha nos dispositivos antigos. A má notícia é que, ao menos por enquanto, não há mais como desbloquear o iPhone apenas encostando o dedo no Touch ID sem pressionar o botão Início antes.

De acordo com a Apple, a mudança foi feita por conta das reclamações de alguns usuários do iPhone 6s, que não conseguiam visualizar as informações da tela de bloqueio por conta da rápida velocidade de leitura do Touch ID de segunda geração. Talvez, no decorrer dos testes com o iOS 10, o desbloqueio pressionando o botão Início se torne opcional.

Mais informações na tela de bloqueio e início.

Se antes a tela de bloqueio só exibia notificações e o horário, agora conta com possibilidades infinitas de informações que podem ser exibidas graças aos widgets. Os widgets são aqueles resumos de informações dos aplicativos que até então eram exibidos apenas na Central de Notificações do iOS. No iOS 10, basta deslizar da esquerda para direita na tela de bloqueio para exibir os widgets disponíveis.

Tela-de-Bloqueio-do-iOS-10-com-widgets

Com isso, agora é possível encontrar um resumo das informações dos principais aplicativos instalados no dispositivo e realizar interações rápidas em alguns dos widgets como tocar uma música reproduzida recentemente, checar a bolsa de valores ou ligar para um contato favorito sem ter que desbloquear o aparelho. A Apple aproveitou para aprimorar alguns de seus widgets já existentes e adicionar novos, incluindo Atividade, Dicas, Mail, Mapas, Notas, Notícias e Fotos.

Widgets no iOS 10

A boa notícia é que a maioria dos widgets já disponíveis em aplicativos de terceiros, como o Vidgets e Nubank, já funcionam perfeitamente com o novo estilo do iOS 10. É possível escolher a ordem de exibição dos widgets e remover alguns deles. Aliás, além de estarem disponíveis na tela de bloqueio, os widgets agora também podem ser acessados na tela de início do iOS 10 por meio da página de busca do Spotlight. Dentro de aplicativos, eles continuam sendo exibidos na Central de Notificações.

Widgets na Tela de Início do iOS 10

Busca do Spotlight na tela de bloqueio e Central de Notificações.

Além dos widgets, agora é possível acessar a busca do Spotlight pela tela de bloqueio. Com isso, o usuário consegue encontrar rapidamente aplicativos, contatos, documentos e mais sem ter que desbloquear o aparelho.

Spotlight na Tela de Bloqueio do iOS 10

Por questões de segurança e privacidade, alguns resultados — como emails e mensagens — só são exibidos após o usuário confirmar por meio do Touch ID. Repare que, antes de confirmar, há um ícone de um cadeado ao lado do horário e uma mensagem abaixo dos resultados indicando que o aparelho ainda está bloqueado. Ao utilizar o Touch ID, mais informações são exibidas, sendo possível também abrir os aplicativos diretamente pela busca.

Spotlight no iOS 10

Além de estar disponível na tela bloqueada e tradicionalmente na tela inicial, a busca do Spotlight agora também pode ser acessada dentro de aplicativos por meio da Central de Notificações, facilitando o acesso aos aplicativos e outros dados sem ter que voltar para a tela de início do iOS.

Spotlight na Central de Notificações do iOS 10

Vale lembrar que tanto os widgets quanto a busca na tela de bloqueio do iOS 10 podem ser desativados nos Ajustes do sistema, voltando assim para a exibição tradicional.

Tela de Bloqueio do iOS 10

Acesso rápido da câmera na tela de bloqueio.

O atalho para acessar a câmera rapidamente na tela de bloqueio do iPhone, iPod touch e iPad não é novo e está presente no sistema desde o iOS 5, porém agora ficou ainda mais fácil abrir a câmera sem desbloquear o aparelho. Ao invés de arrastar para cima o ícone no canto direito inferior da tela, como era até então, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda em qualquer lugar da tela de bloqueio para acessar a câmera.

Câmera na Tela de Bloqueio do iOS 10

Widgets nos ícones da tela inicial.

Agora, com o iOS 10, será possível visualizar o widget de cada aplicativo diretamente da tela inicial do sistema por meio do 3D Touch, pressionando forte cada ícone. A má notícia é que apenas o iPhone 6s receberá esta novidade, justamente por ser o único dispositivo no momento que conta com a tecnologia 3D Touch na tela.

Widgets na tela inicial do iOS 10

Notificações repaginadas.

As notificações também foram repaginadas no iOS 10, agora com um novo visual. Ao invés de agrupadas, agora cada notificação é exibida individualmente na ordem em que são recebidas. Na tela de bloqueio, as notificações agora não ocultam mais todo o plano de fundo definido pelo usuário.

Notificações no iOS 10

Assim como nas versões anteriores do iOS, basta deslizar o dedo em uma notificação para exibir mais opções.

Notificações Interativas no iOS 10

Agora, porém, as notificações estão ainda mais interativas e podem exibir parte do aplicativo. Ao receber uma mensagem e utilizar a resposta rápida, por exemplo, será possível visualizar parte da conversa ao invés de apenas aquela mensagem em questão. Até o momento, as novas interações das notificações só estão disponíveis no iPhone 6s por meio do 3D Touch, porém a Apple já prometeu que o recurso será disponibilizado para todos os outros dispositivos em uma próxima atualização.

Notificações no iOS 10

Nova Central de Controles.

A Central de Controles, apresentada no iOS 7, passou por algumas mudanças com o iOS 10. A central agora possui ícones maiores e coloridos para indicar quais recursos estão ativados.

Central de Controles do iOS 10

Os ícones da Central de Controle no iOS 10 também ganharam interação com o 3D Touch do iPhone 6s. Será possível, por exemplo, pressionar o ícone da lanterna para escolher a intensidade da luz.

iOS-10-Control-Center-3D-Touch-iPhone-screenshot-001

Os controles de música agora contam uma página dedicada na Central de Controles do iOS 10 que exibe a capa do álbum, informações da música, controles de reprodução, volume e opção para escolher entre o alto-falante do iPhone, aparelhos de som sem-fio, Apple TV ou fones de ouvido.

Música na Centrla de Controles do iOS 10

Considerações finais.

Ainda durante a apresentação do iOS 10 na WWDC 2016, quando a Apple apresentou as novidades na tela de bloqueio e início do sistema, fiquei extremamente empolgado com as mudanças. Os widgets, agora disponíveis em uma página dedicada na tela inicial e na tela de bloqueio, são extremamente úteis para checar algumas informações e já se tornaram indispensáveis no meu dia-a-dia. A busca do Spotlight disponível na tela de bloqueio e também dentro dos aplicativos por meio da Central de Notificações agiliza muito a realização de algumas tarefas, já que agora eu posso fazer coisas como escolher uma música sem ter que trocar de aplicativo antes.

Talvez a minha única reclamação até agora esteja relacionada ao novo método para desbloquear o aparelho. Ainda não me acostumei com o fato de ter que pressionar o botão Início para desbloquear o iPhone ao invés de apenas encostar o dedo no Touch ID. Fico na expectativa de que a Apple torne isso algo opcional em alguma atualização.

O iOS 10 ainda está em fase de testes e só deve ser liberado para todos os usuários em setembro. De acordo com a Apple, os usuários interessados em testarem a nova versão do sistema poderão se inscrever no programa público de testes em breve. Caso ainda não tenha visto, clique aqui para ver as novidades do Apple Music no iOS 10.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.