AnálisesiOS

Por dentro do iOS 10: novos recursos do iMessage

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Prosseguindo com a série de artigos sobre o iOS 10, chegou a hora de falar do que provavelmente foi o principal destaque na apresentação da nova versão do sistema durante a WWDC 2016: o iMessage. Os usuários do serviço de mensagens instantâneas da Apple agora contarão com diversas novidades, incluindo stickers, desenhos, pré-visualização de conteúdos, interação com aplicativos e muito mais.
iMessage no iOS 10

Pré-visualização de conteúdos.

Com o iOS 10, os usuários do iMessage finalmente poderão pré-visualizar conteúdos como páginas da internet e até mesmo reproduzir vídeos do YouTube diretamente na conversa. Até então, qualquer link enviado em uma conversa não exibia qualquer prévia e acabava se perdendo em meio às várias mensagens.

Prévia de links no iMessage do iOS 10

Reações em mensagens.

Ao tocar e pressionar em qualquer mensagem recebida pelo iMessage do iOS 10 será possível reagir ao conteúdo de forma rápida, utilizando opções como “amei” e “curti”. A reação será exibida para todos os que estão participando da conversa.

Reações no iMessage do IOS 10

Reações no iMessage do IOS 10 - 1

Integração com o Apple Music.

Os assinantes do Apple Music poderão explorar ainda mais o novo iMessage do iOS 10, já que agora o serviço de mensagens é integrado ao aplicativo de músicas do sistema, permitindo que os usuários enviem em um toque qual música estão ouvindo no momento ou alguma das que foram reproduzidas recentemente.

Apple Music no iMessage do iOS 10

Quem receber uma música compartilhada do Apple Music no iMessage poderá reproduzi-la diretamente pela conversa, sem ter que abrir o aplicativo Música. Caso a pessoa que recebeu a música não seja assinante do Apple Music, ela poderá ouvir apenas uma parte curta da música.

Loja de aplicativos e extensões para o iMessage.

Surpreendentemente, a Apple decidiu abrir o iMessage para que os desenvolvedores criem suas próprias extensões para o serviço de mensagens, como por exemplo stickers e aplicativos para realizar transferências de dinheiro.

App Store do iMessage no iOS 10

Por enquanto, como o iOS 10 ainda não está disponível para todos os usuários, a loja de aplicativos e extensões para o iMessage só conta com alguns pacotes de stickers da Apple. O processo para instalar uma extensão do iMessage é exatamente o mesmo de se instalar um aplicativo pela App Store do iOS.

Stickers.

Alguns serviços de mensagens instantâneas, como o Telegram, já possuem Stickers há algum tempo — que são basicamente imagens diversas que podem ser enviadas rapidamente em uma conversa. Como mencionado anteriormente, os desenvolvedores poderão agora criar seus próprios stickers para o iMessage e disponibilizá-los na App Store para todos os usuários.

Stickers no iMessage do iOS 10

Os stickers podem ser facilmente selecionados em um menu que é exibido no lugar do teclado, e podem ser tanto estático quanto animados.

Emojis animados da Apple.

Sabe aqueles Emojis animados que a Apple criou especialmente para o Apple Watch? Agora eles também estarão disponíveis para os usuários do iMessage no iOS 10.

Emojis animados no iMessage do iOS 10

Os Emojis animados estão divididos em três pacotes, sendo eles: rostos, corações e mãos. É claro que a quantidade disponível de Emojis animados ainda nem se compara aos Emojis tradicionais, mesmo assim já é possível se divertir muito em algumas conversas com eles. Vale lembrar que eles só estarão disponíveis no iMessage e não funcionam em outros aplicativos.

Emojis maiores e mais rápidos.

Além dos novos Emojis animados, os Emojis tradicionais também ganharam novidades com o iMessage do iOS 10. Agora, os desenhos exibidos na conversa são três vezes maiores do que antes.

Emojis no iMessage do iOS 10

Além disso, encontrar e enviar um Emoji no iMessage do iOS 10 agora está muito mais rápido. Isso porque o sistema conta com reconhecimento mais inteligente de palavras e identifica quais podem ser substituídas por Emojis com apenas um toque.

Emojis no iMessage do iOS 10 - 1

Caso exista mais de um Emoji disponível para aquela palavra, o sistema irá sugerir alguns dos mais utilizados.

Emojis no iMessage do iOS 10 - 2

Desenhos e Digital Touch.

Assim como os Emojis animados, os desenhos e o recurso Digital Touch já existiam no Apple Watch e agora foram adicionados também no iMessage do iOS 10.

Desenhos no iMessage do iOS 10

Por padrão, o aplicativo disponibiliza sete cores para os desenhos, porém é possível customizá-las posteriormente. Assim que o usuário termina o desenho, ele automaticamente é enviado para a outra pessoa — que consegue visualizar uma animação de como o desenho foi feito. Também é possível enviar um coração batendo, uma bola de fogo animada, beijos e toques com o Digital Touch.

Digital Touch no iMessage do iOS 10

Caso preferir, o usuário também pode expandir a área de desenho e Digital Touch para a tela inteira.

Desenhos no iMessage do iOS 10 - 1

Efeitos especiais.

Quem se lembra daqueles Winks saltando na tela do finado MSN? E da tela tremendo? Pois, com a chegada do iOS 10, o iMessage ganhou vários efeitos especiais para os usuários utilizarem ao enviarem mensagens, seja nos balões ou na tela toda.

Balões do iMessage no iOS 10

Para os balões, a Apple disponibilizou inicialmente cinco efeitos especiais que incluem um estrondo na tela, uma entrada mais suave e até mesmo uma tinta invisível, que deixa o conteúdo da mensagem oculto até que o usuário deslize o dedo sobre ela. Já em efeitos de tela, o usuário pode preencher toda a tela com animações ao enviar uma mensagem, incluindo confetes e fogos de artifício.

Efeitos de tela no iMessage do iOS 10

Assim que a outra pessoa receber a mensagem e abrir ela no aplicativo, o efeito escolhido por quem enviou será reproduzido automaticamente.

Efeitos de tela no iMessage do iOS 10 - 1

Confira abaixo um vídeo demonstrando alguns dos efeitos no iMessage do iOS 10.

Mensagem manuscrita.

Outra das principais novidades do iMessage no iOS 10 é a possibilidade de enviar mensagens manuscritas, ou seja, escritas à mão como se fosse em um papel. Basta virar o dispositivo na orientação horizontal para enviar uma mensagem manuscrita.

Manuscrito no iMessage do iOS 10

Assim como os desenhos, a pessoa que receber uma mensagem manuscrita consegue visualizar a animação da mensagem sendo escrita.

Manuscrito no iMessage do iOS 10 - 1

Como fica o Mac e o Watch?

macOS Sierra iMessage

Os usuários do Mac e do Apple Watch também receberão algumas destas novidades com o macOS Sierra e o watchOS 3. Os desenhos, mensagens manuscritas e stickers só podem ser enviados pelo iOS e Apple Watch, porém é possível visualizá-los normalmente no aplicativo Mensagens do macOS Sierra. A pré-visualização de conteúdos, reações e Emojis maiores estão disponíveis em todos os sistemas. Os efeitos nas mensagens só podem ser enviados pelo iOS, porém o Apple Watch consegue reproduzi-los. Já as extensões de aplicativos são exclusivas do iOS por enquanto.

Considerações finais.

Confesso que me assustei um pouco quando a Apple apresentou todas essas mudanças no iMessage durante a WWDC 2016, porém usando o iOS 10 há mais de um mês em meu iPhone já não consigo mais voltar para uma versão sem todas essas coisas. A pré-visualização de conteúdos e a integração com aplicativos deixa o serviço muito mais útil, enquanto os stickers, desenhos e efeitos tornam tudo mais divertido. Certamente as novidades devem agradar aos usuários e atrair ainda mais pessoas para utilizarem o iMessage. Aliás, o destaque para as novidades do iMessage foi tanto que o vídeo promocional do iOS 10 basicamente se trata sobre isso.

O iOS 10 ainda está em fase de testes e só deve ser liberado para todos os usuários em setembro. Os usuários interessados em testarem o sistema antes do lançamento podem se cadastrar no Apple Beta Software Program.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.