AnálisesAtualizaçõesiOS

Por dentro do iOS 10: novo Apple Music

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Anualmente, quando a Apple anuncia uma nova versão do iOS, costumamos fazer um artigo resumindo as principais novidades da atualização, porém vamos fazer diferente desta vez. Estaremos aprofundando mais em cada uma das principais novidades do iOS 10 em artigos separados, e o destaque da vez será para o novo Apple Music.

Apple Music iOS 10

É claro que o aplicativo Música que acompanha o iOS pode ser utilizado por qualquer pessoa com músicas sincronizadas pelo computador ou compradas na iTunes Store, porém as melhorias realizadas pela Apple no aplicativo obviamente tem cada vez mais foco no Apple Music. Assim como alguns rumores sugeriram durante alguns meses, o aplicativo Música do iOS 10 está de cara nova, agora com imagens e textos muito maiores.

Para Você.

A aba “Para Você” continua com o mesmo propósito de sempre: sugerir conteúdos para o usuário de acordo com o seu gosto musical. Porém, agora, a aba está ainda mais completa, exibindo um histórico com todas as músicas reproduzidas recentemente, além das músicas que são ouvidas com frequência.

1 - Music iOS 10 Para Voce

O novo visual permitiu que as sugestões da aba “Para Você” fossem melhor organizadas. Ao invés de álbuns, músicas e listas de reproduções serem exibidos todos juntos nas sugestões, há categorias específicas para cada tipo de sugestão como “Playlists do dia”, “Álbuns do dia”, “Playlists de artistas” e “Novos lançamentos para você”.
2 - Music iOS 10 Para Voce

O Connect, uma espécie de rede social de artistas no Apple Music, perdeu sua aba dedicada e será integrado ao “Para Você” no aplicativo Música do iOS. Por fim, se você costuma utilizar o Música, provavelmente notou nas imagens o “exagero” de fundos brancos. A Apple removeu boa parte dos fundos coloridos na atualização e substituiu pelo tradicional fundo branco estático.

Reproduzindo Agora.

A tela que exibe o que está sendo reproduzido no momento também passou por algumas mudanças consideráveis. Ao invés do fundo colorido e desfocado com base nas cores da capa do álbum, o “reproduzindo agora” volta a exibir apenas um fundo branco com a capa no centro. Os botões, textos e controles ficaram maiores — com destaque para o indicador de reprodução que se expande assim que o usuário tenta arrastá-l0.

3 - Music iOS 10 Reproduzindo AgoraA Apple adicionou várias novas animações por todo o aplicativo, incluindo na tela de reprodução, que agora diminui o tamanho da capa do álbum quando a música está pausada e a expande assim que a reprodução continua. Para deixar o visual mais limpo, a tela de reprodução agora possui rolagem para exibir as opções de repetição, reprodução aleatória e a lista de músicas seguintes.

4 - Music iOS 10 Reproduzindo Agora

Nesta mesma tela será exibida também as letras das músicas, que aliás serão identificadas e adicionadas automaticamente para os assinantes do Apple Music. O recurso foi demonstrado durante a apresentação do iOS 10 na WWDC 2016 porém ainda não está funcionando para todos os usuários — algo que deve ser corrigido até a versão final.

Letras Music iOS 10

Explorar.

A antiga aba “Novo” foi substituída pela aba “Explorar” no Apple Music do iOS 10. Por lá, os assinantes do serviço podem encontrar todas as novas músicas e listas de reprodução adicionadas, além de encontrar também a classificação das músicas mais populares e novas músicas por gênero.

5 - Music iOS 10 Explorar

Assim como a aba “Para Você”, a aba “Explorar” pode ser considerada muito mais organizada e intuitiva do que a antiga “Novo”. Ao selecionar, por exemplo, os “Top Charts” o aplicativo exibe uma lista com as músicas mais populares organizadas em faixas, álbuns e videoclipes, além das mais populares no Connect.

6 - Music iOS 10 Explorar

Em “Novas músicas” será possível encontrar todas as novidades no mundo musical separadas em faixas em destaque, novos álbuns, listas de reprodução, novos artistas, videoclipes e curadores como a Som Livre e Mix FM.

7 - Music iOS 10 Explorar

Rádio.

Por aqui, as novidades se restringem apenas ao visual — ao menos por enquanto. As estações de rádio do Apple Music continuam funcionando como sempre no aplicativo Música do iOS 10.

8 - Music iOS 10 Radio

Biblioteca.

A aba “Minhas Músicas” agora é “Biblioteca” e também conta com uma nova organização para as músicas escolhidas pelo usuário. Logo de cara, a Biblioteca exibe uma lista com tudo o que foi adicionado recentemente, incluindo álbuns, faixas, listas de reprodução e videoclipes.

9 - Music iOS 10 Biblioteca

Dentro da aba “Biblioteca” ainda é possível optar por visualizar as músicas adicionadas pelo usuário organizadas apenas por listas de reprodução, artistas, álbuns, videoclipes e mais.

Buscar.

Para aqueles que precisam encontrar algum conteúdo específico no Apple Music ou na biblioteca do usuário, a aba “Buscar” ainda está disponível e funcionando como sempre, apenas com alguns retoques no visual.

10 - Music iOS 10 Buscar

Logo ao selecionar a aba “Buscar”, o aplicativo já exibe uma lista com as buscas recentes e também com as tendências de busca por todos os assinantes do Apple Music.

Artistas.

As páginas individuais de cada artistas continuam exibindo os mesmos conteúdos de sempre, com as principais músicas, álbuns, videoclipes, último lançamento e mais. Agora, porém, também com algumas mudanças no visual.

11 - Music iOS 10 Artistas

Mais Opções.

Agora, basta apenas tocar e segurar em qualquer música, álbum ou outro tipo de conteúdo no aplicativo Música do iOS 10 para exibir mais opções como adicionar ou remover, reproduzir a seguir, compartilhar e curtir. O recurso não depende do 3D Touch e está disponível em todos os iPhones, iPads e iPod touch compatíveis com o iOS 10.

12 - Music iOS 10 Mais Opções

Transferir Automaticamente.

Aos usuários que não precisam se preocupar com o espaço disponível no armazenamento do dispositivo, será possível habilitar uma opção para o Apple Music automaticamente transferir todas as músicas adicionadas na biblioteca para serem reproduzidas offline posteriormente.

13 - Music iOS 10 Transferir Automaticamente

Música na Central de Controles.

A Central de Controles do iOS 10 também foi repaginada e agora ganhou uma segunda página dedicada ao aplicativo Música, onde os usuários podem ver informações sobre a música que está sendo reproduzida no momento — incluindo a capa — e os controles de reprodução.

14 - Music iOS 10 Control Center

Otimizar Armazenamento.

E para aqueles que precisam se preocupar com o espaço disponível no armazenamento interno do dispositivo — olá, 16GB! — agora é possível determinar o espaço exato que o Apple Music pode utilizar no iOS 10. Com a opção ativada, o sistema automaticamente apagará do armazenamento as músicas que o usuário não escuta há algum tempo.

15 - Music iOS 10 Armazenamento

Além do iOS 10.

Apesar de utilizarmos o iOS 10 como exemplo, praticamente todas as novidades do Apple Music também estão disponíveis no iTunes do novo macOS Sierra, watchOS 3 e tvOS 10. O iTunes para Windows e o Apple Music para Android também serão atualizados com as mudanças.

iTunes macOS Sierra

Considerações Finais.

Antes de se fazer qualquer consideração, é preciso lembrar que todas essas novidades apresentadas podem mudar a qualquer momento, já que estamos analisando uma versão de testes do sistema ainda não disponibilizada para todos os usuários. O novo Apple Music, especialmente no iOS 10, parece muito mais organizado do que na versão anterior, porém o visual com elementos gigantes ainda deixa dúvidas — particularmente preferia como era no iOS 9. Resta aguardar agora pelas próximas atualizações do iOS 10 até a versão final em setembro para ver se a Apple atenderá aos vários feedbacks enviados pelos desenvolvedores sobre o Apple Music.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.