Desde 2012, a Apple sempre apresenta a nova geração do iPhone anualmente em setembro. Nesse ano, porém, as coisas foram diferentes e setembro chega ao fim sem o lançamento de nenhum novo iPhone. A empresa chegou até a realizar um evento especial neste mês, mas apenas para anunciar novos modelos de Apple Watch e iPad. Afinal, o que aconteceu então com o iPhone 12?
Conceito do iPhone 12 Pro nas cores dourado e azul. Imagem: Michael Ma/Twitter
Historicamente, o iPhone já teve o calendário de lançamentos alterado algumas vezes. O primeiro iPhone foi anunciado em janeiro de 2007, mas só chegou às lojas em junho do mesmo ano. No ano seguinte, o iPhone 3G foi lançado na WWDC em junho, o que se repetiu com o iPhone 3GS e o iPhone 4. Com o iPhone 4s, a Apple teve o primeiro “atraso” no lançamento de um iPhone.
Em 2011, Steve Jobs anunciou que estava deixando a Apple por motivos de saúde, o que causou atrasos em vários lançamentos naquele ano. Não só o novo iPhone 4s como também o iOS 5 eram esperados para junho, porém só foram lançados em outubro. De fato, essa foi uma situação bem atípica, mas a própria Apple aproveitou para lançar então os novos iPhones sempre no final do ano.
Todos os modelos a partir do iPhone 5 foram anunciados e lançados já em setembro. Foi assim com o iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6s e iPhone 7. Outra situação atípica aconteceu em 2017, o ano em que a empresa comemorava os 10 anos do iPhone. Foram anunciados dois novos iPhones em setembro daquele ano, o iPhone 8 e o iPhone X — porém apenas o iPhone 8 chegou às lojas no mesmo mês.
Como o iPhone X foi completamente redesenhado com novas tecnologias, como por exemplo o Face ID, a Apple enfrentou vários problemas e atrasos na fabricação das unidades. Por conta disso, o iPhone X só chegou às lojas em novembro de 2017, sendo que no Brasil o lançamento foi em dezembro. Algo similar aconteceu em 2018 com o iPhone XR, que foi anunciado em setembro mas lançado apenas em outubro.
Tudo parecia normal de novo com o iPhone 11 e iPhone 11 Pro sendo lançados juntos em setembro de 2019, mas ninguém poderia imaginar o que estaria por vir em 2020. Logo nos primeiros meses deste ano, quando a pandemia de coronavírus se espalhou pelo mundo, várias fábricas da Apple na China precisaram ser fechadas — e até mesmo os escritórios da Apple nos Estados Unidos.
Como a Apple vende milhões de unidades de iPhone todos os anos, a empresa precisa fabricar inúmeras unidades antecipadamente para garantir que haverá estoque suficiente. Com a fabricação suspensa, surgiram os primeiros rumores sobre o atraso no lançamento do iPhone 12. Muitos ainda duvidavam, mas o primeiro sinal de que as coisas seriam diferentes em 2020 foi o anúncio da WWDC 2020 em 22 de junho, evento que sempre foi realizado no início do mês.
Até que em julho a própria Apple confirmou que o lançamento do novo iPhone seria adiado em algumas semanas, sem fornecer muitos detalhes. A informação veio de Luca Maestri, diretor financeiro da companhia, que provavelmente tentou acabar com as especulações sobre o lançamento do celular — o que poderia afetar o valor das ações da empresa na bolsa. E realmente, a Apple fez um evento em setembro sem qualquer menção ao iPhone.
Quando o iPhone 12 será lançado?
Até o momento, a Apple não confirmou quando o iPhone 12 será lançado. Segundo os comentários de bastidores, os engenheiros da empresa não tiveram tempo suficiente para testarem novas tecnologias presentes na nova geração do iPhone, como o suporte para rede 5G. O aparelho também deve ganhar um novo design, o que costuma dificultar mais a produção inicial.
Neste ano, a Apple deve lançar quatro novos modelos de iPhone, porém nem todos eles vão chegar às lojas ao mesmo tempo. Rumores sugerem que os modelos intermediários do iPhone 12 serão anunciados e já comercializados ainda em outubro, porém o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max devem ser lançados em novembro.
Recentemente, alguns rumores cogitaram a possibilidade da Apple realizar outro evento especial no dia 13 de outubro, uma terça-feira, para anunciar finalmente os novos modelos de iPhone. Caso isso seja verdade, a empresa provavelmente irá confirmar esse evento até o dia 6 de outubro. Como no Brasil os lançamentos costumam chegar com diferença de 15 até 30 dias em relação aos Estados Unidos, provavelmente o iPhone 12 não será lançado aqui antes de novembro.
Aos que estão esperando os novos iPhones para adquirir um modelo anterior com preço reduzido, talvez seja melhor reconsiderar essa ideia. Neste mês, a Apple reajustou os preços de toda a linha de Apple Watch e iPad com aumentos de até 30% — sendo que nem mesmo o antigo Apple Watch Series 3 escapou do reajuste. Algo similar pode acontecer com o iPhone em outubro.