O iOS 13 é a nova versão do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad que será oficialmente lançada para todos os usuários nesta quinta-feira (19). A atualização traz diversas novidades, incluindo um tema escuro para os aplicativos, gerenciador de downloads no Safari, aplicativo Lembretes redesenhado, adesivos de Memoji e muito mais.
Para que você possa atualizar todos os seus dispositivos sem preocupações, preparamos este artigo com algumas dicas para colocar em prática antes de instalar a nova versão do iOS.
iOS 13 e iPadOS 13
Neste ano, a Apple decidiu separar o sistema operacional do iPad, que agora se chama “iPadOS”. Embora ainda compartilhem praticamente todas as mesmas funções e aplicativos, o iPadOS traz alguns recursos exclusivos para o iPad — como o uso de aplicativos simultaneamente na tela e várias janelas de um mesmo app. Enquanto o iOS 13 será lançado no dia 19, o iPadOS 13 ficará para o dia 30 de setembro.
Compatibilidade
Antes de tudo, certifique-se se o seu dispositivo será compatível com o iOS 13 ou iPadOS 13. Confira na lista abaixo os aparelhos que vão receber as atualizações do sistema operacional:
- iPhone 6s e 6s Plus
- iPhone SE
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone X
- iPhone XR
- iPhone XS e XS Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro e 11 Pro Max
- iPod touch de sétima geração
- iPad Air 2
- iPad Air 3
- iPad mini 4
- iPad mini 5
- iPad de quinta geração (2017)
- iPad de sexta geração (2018)
- iPad de sétima geração (2019)
- iPad Pro (todos os modelos)
Antes de atualizar
Antes de instalar o iOS 13 em seu iPhone ou iPad, certifique-se de ter em mãos a senha de bloqueio do aparelho e o seu login e senha do ID Apple, que podem ser necessários para concluir o processo de atualização. Caso tenha esquecido a sua senha, consulte este artigo oficial de suporte da Apple.
Faça um backup
É extremamente importante ter um backup completo de todas as suas informações antes de instalar uma atualização do iOS. Se algum imprevisto acontecer durante o processo, você não irá perder nada caso tenha feito o backup antes.
O backup de um iPhone ou iPad salva informações como fotos, documentos, configurações, dados de aplicativos e mais. É possível salvar estes dados por meio do iTunes no computador ou utilizando o iCloud. Nós explicamos neste artigo qual a melhor forma de se fazer backup dos dados do iOS.
Apague alguns aplicativos
Se não for possível transferir ou instalar a atualização por falta de espaço livre no armazenamento interno do aparelho, talvez seja necessário apagar alguns dos aplicativos instalados antes de prosseguir com o procedimento. Felizmente, há uma forma de remover os apps temporariamente sem perder as informações salvas — como conversas, mídias e progressos de jogos.
Para isso, abra os Ajustes do iOS e vá até o menu Geral. Selecione a opção Armazenamento e veja quais aplicativos estão ocupando mais espaço. Toque em um aplicativo para ver mais detalhes e escolha a opção Desinstalar App. Os documentos e dados ficarão salvos na memória para quando o aplicativo for reinstalado.
Esse também pode ser um ótimo momento para rever os aplicativos que você não utiliza mais há algum tempo para apagá-los definitivamente.
Atualize os demais aplicativos
Algumas das novidades do iOS 13 como o tema escuro só vão funcionar com aplicativos de terceiros após serem atualizados. Essas atualizações serão disponibilizadas na App Store a partir desta semana. Para garantir que todos os apps funcionem corretamente após instalar a nova versão do sistema, mantenha-os atualizados.
É só abrir a App Store no iPhone, iPod touch ou iPad e tocar no menu de Atualizações para verificar se há algum aplicativo que ainda não foi atualizado para a sua versão mais recente disponível.
Atualizar pelo próprio iOS ou computador?
As atualizações do iOS podem ser instaladas tanto pelo próprio aparelho (por meio do aplicativo Ajustes do sistema) e pelo computador (utilizando o iTunes). Você pode encontrar mais informações sobre o assunto neste artigo.
Tenha paciência
Quando a Apple libera atualizações do iOS, é normal que milhões de pessoas tentem baixá-las ao mesmo tempo. Por isso, o processo pode acabar sendo extremamente demorado, já que os servidores da Apple ficam sobrecarregados. Tenha paciência para instalar o iOS 13. De preferência, faça isso em um horário que você não precise utilizar seu iPhone, iPod touch ou iPad.
Se algo der errado…
Se o aparelho travar durante o processo de atualização, fique tranquilo. Primeiro, aperte os seguintes botões para reiniciar seu iPhone ou iPad:
- iPhone (até o 6s) e iPad com botão Início: pressione o botão liga/desliga junto ao botão Início até o dispositivo ser reiniciado.
- iPhone 7 e iPod touch de sétima geração: pressione o botão liga/desliga junto ao botão para reduzir o volume até o dispositivo ser reiniciado.
- iPhone 8 em diante: aperte e solte o botão para aumentar o volume, depois faça o mesmo com o botão para diminuir o volume. Em seguida, pressione o botão lateral até o dispositivo ser reiniciado.
- iPad com Face ID: aperte e solte o botão para aumentar o volume, depois faça o mesmo com o botão para diminuir o volume. Em seguida, pressione o botão superior até o dispositivo ser reiniciado.
Em seguida, restaure o aparelho por meio do iTunes em um computador — siga este tutorial para mais detalhes.
Ficou com alguma dúvida?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre os processos mencionados no texto, deixe o seu comentário abaixo e nós respondemos!