A Apple está se preparando para se livrar da Intel em breve. De acordo com fontes anônimas do site Axios, a empresa deve lançar já em 2020 seu primeiro computador com processador próprio, assim como o iPhone, iPad e vários outros de seus dispositivos. As informações foram corroboradas por Mark Gurman, da Bloomberg.
Ao Axios, funcionários ligados à Intel disseram que os executivos da empresa já estão cientes de que a mudança acontecerá em breve. A Apple é uma das principais clientes da fabricante de processadores atualmente, portanto a decisão resultará em impactos negativos na companhia. Tudo indica que em 2020 será lançado no mercado o primeiro Mac com processador ARM, desenvolvido pela própria Apple.
Essa não seria a primeira grande mudança na linha Mac. No passado, os computadores utilizavam processadores com a arquitetura PowerPC. Foi em 2005 que Steve Jobs anunciou ao público que o sistema Mac OS X (assim era chamado na época) havia sido testado em segredo com processadores Intel durante cinco anos. O primeiro Mac com processador Intel foi oficialmente lançado em 2006.
No início, os Macs Intel eram capazes de rodar aplicativos antigos que foram compilados apenas para PowerPC. Dessa forma, os usuários não foram prejudicados até os desenvolvedores lançarem atualizações para os programas. Algo similar deve acontecer se a Apple decidir utilizar os processadores da série A em seus computadores.
Nos bastidores, discute-se que a Apple pretende utilizar seus próprios processadores justamente para depender cada vez menos de outras empresas. Vários lançamentos de Macs já foram adiados por conta da Intel, que atrasa com frequência o desenvolvimento de processadores novos. Ao utilizar os mesmos processadores do iPhone e do iPad no Mac, novos computadores podem ser lançados em menos tempo.
Além disso, são notáveis os avanços feitos em chips ARM nos últimos anos. O A12X Bionic, por exemplo, que equipa a terceira geração do iPad Pro, tem desempenho comparável aos processadores Intel Core i7 mais recentes — que são utilizados em computadores mais potentes como o MacBook Pro e o iMac. Ao mesmo tempo, chips ARM consomem menos energia e são mais eficientes no gerenciamento de recursos.
Os rumores coincidem com os planos da Apple de unificar a plataforma de aplicativos do iOS e macOS, de modo que os dois sistemas possam rodar os mesmos programas. O projeto, chamado internamente de “Marzipan”, já está em testes com quatro apps do macOS Mojave. A expectativa é que os desenvolvedores possam converter aplicativos do iPad para o Mac ainda neste ano.