Nós divulgamos na semana passada que o Ministério da Saúde anunciou uma atualização do aplicativo Coronavírus SUS para incluir o recurso de notificação de exposição à COVID-19 criado pela Apple e Google. A atualização do app foi lançada para iPhone no último final de semana, porém com uma surpresa desagradável.
Ao instalar a atualização e abrir o aplicativo, tudo parece funcionar normalmente. O usuário é alertado sobre a nova função de notificações de exposição à COVID-19 e pode habilitar o monitoramento pelo próprio aplicativo. Porém, uma vez que o recurso está ativado, o aplicativo simplesmente para de funcionar.
Após fechar o aplicativo com o monitoramento ativado, o usuário não consegue mais acessá-lo novamente para checar informações. O iHelp BR testou o app Coronavírus SUS em diferentes modelos de iPhone com o iOS 13.6 e de fato pudemos comprovar o comportamento relatado pelos usuários.
Na App Store, os comentários mais recentes são quase todos sobre este problema que, até o momento, se encontra sem solução.
Nós entramos em contato com o Ministério da Saúde em busca de mais esclarecimentos sobre o problema, porém até agora não obtivemos uma resposta definitiva.
Vale lembrar que as versões de testes do iOS 14 não são compatíveis com as Notificações de Exposição à COVID-19, mas este problema em questão afeta os usuários do iOS 13.