Todo ano é a mesma coisa. A Apple apresenta novas versões de seus sistemas operacionais durante a WWDC e, logo em seguida, os usuários já ficam curiosos para saberem quando é que vão poder instalar o novo iOS em seus dispositivos. E afinal, por que algumas pessoas recebem acesso antecipado? Nós explicamos tudo isso a seguir.
Todos os anúncios feitos durante a WWDC são considerados prévias. A Apple apresenta novas versões do iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS alguns meses antes de estarem de fato finalizadas. Dessa forma, os desenvolvedores podem adaptar seus aplicativos para o novo sistema operacional enquanto a Apple faz os ajustes finais antes de lançá-lo ao público.
Justamente por ainda não estar totalmente pronto, essas versões “beta” dos sistemas operacionais costumam ser mais problemáticas. Enquanto a atualização final não é liberada, tanto os desenvolvedores quanto outros usuários convidados pela Apple podem reportar os erros encontrados para que a empresa corrija-os.
É por isso que as atualizações apresentadas na WWDC nunca estão disponíveis de imediato. Quando o sistema já se encontra mais estável, a Apple lança uma versão pública de testes para usuários interessados. O cadastro pode ser feito no site beta.apple.com e, segundo a empresa, o iOS 14 deve aparecer por lá em julho.
Previsão de lançamento
Não há uma data exata para essas atualizações serem lançadas oficialmente ao público, mas geralmente isso acontece em meados de setembro. Como os novos modelos de iPhone sempre são lançados com a mais nova versão do iOS, o lançamento de uma nova geração do iPhone é acompanhado da versão final do iOS anunciado na WWDC.
Neste ano, porém, alguns rumores sugerem que o lançamento do iPhone 12 irá atrasar por conta da pandemia de COVID-19. Sendo assim, é possível que o iOS 14 e as demais atualizações sejam liberadas para todos os usuários apenas em outubro. A Apple diz que as versões finais serão entregues no outono do hemisfério norte, que vai de setembro até dezembro.
Aos que vão se inscrever no programa de testes da Apple, fica a dica: não instale versões beta dos sistemas operacionais em seus dispositivos principais caso não tenha conhecimento avançado sobre o assunto. Essas versões preliminares do iOS, macOS e afins muitas vezes fazem com que aplicativos e outras funções importantes não funcionem corretamente — como por exemplo apps de banco.
Lembre-se de manter um backup atualizado de todos os seus aparelhos antes de prosseguir com a instalação da versão de testes do sistema. Se você não precisa realmente testar o iOS 14 por algum motivo específico, a melhor opção é aguardar mais alguns meses para atualizar sem dores de cabeça.