MacNotícias

Recurso Sidecar do macOS Catalina será limitado a Macs recentes

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O uso de uma segunda tela é indispensável para aqueles que buscam eficiência no ambiente de trabalho. Para quem tem um iPad, usar o tablet da Apple como tela adicional já era possível utilizando aplicativos não-oficiais, como o Duet Display, porém estes apresentavam alguns problemas por não serem suportados nativamente pelo sistema operacional. Foi pensando nisso que a Apple anunciou na WWDC 2019 o recurso Sidecar para o macOS Catalina. 

Recurso Sidecar sendo utilizado com o Adobe Illustrator e Apple Pencil no iPad Pro

O Sidecar funciona a partir de qualquer modelo de iPad com iPadOS, que pode ser conectado via cabo ou conexão sem fios ao computador, no qual a tela do Mac é estendida ou espelhada, possibilitando o uso da Apple Pencil em apps como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Lembrando que, para utilizar a Apple Pencil, é necessário ter um iPad compatível com a tecnologia. 

A disponibilidade do recurso está limitada a Macs mais recentes na primeira versão beta do macOS Catalina. Ainda não se sabe se a lista será estendida até o lançamento da versão final do sistema operacional. A informação foi obtida pelo desenvolvedor Steve Troughton-Smith e postada no seu perfil do Twitter:

São eles: 

  • iMac 5K de 27 polegadas lançado no final de 2015
  • MacBook Pro lançado em 2016
  • Mac Mini lançado em 2018
  • MacBook lançado em 2016
  • MacBook Air lançado em 2018
  • Novo Mac Mini
  • E modelos mais recentes dos dispositivos citados


Por se tratar de um beta, o Sidecar ainda está em fase de testes e podem ocorrer mudanças nas suas funcionalidades. A versão final do macOS Catalina estará disponível para o público geral no final do ano.

Sobre o autor

Lucas tem 19 anos e é editor do iHelp BR. Durante sua adolescência começou a explorar o mundo da programação e se apaixonou pela área. É aficionado pelos produtos da Apple e desenvolve apps para iOS na plataforma Swift.