Apple MusicDestaquesGeraliOSiPadiPhoneMac

Retrospectiva: o que a Apple fez em 2015

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Mais um ano que acaba de chegar ao fim, e no decorrer de todos esses dias nos deparamos com diversas coisas realizadas pela Apple. Reunimos nesta publicação as principais realizações da empresa em 2015, incluindo o lançamento de produtos, serviços, algumas conquistas e problemas.

Apple Devices

Aumentos de preços.

Sim, para os brasileiros, o “ano da Apple” não começou com o lançamento de nenhum produto, mas sim com aumento nos preços dos produtos. Logo no dia 1 de janeiro de 2015, a Apple aumentou o preço dos iPhones e Macs, aumentando também o preço dos iPods e iPads alguns meses depois. Em 2015 foram, ao menos, 4 aumentos nos valores dos produtos da Apple no Brasil. Uma má recordação que, infelizmente, deve se repetir em 2016.

iCloud para todos.

iCloud Drive

A Apple sempre foi conhecida por ser uma empresa com um dos ecossistemas mais fechados, restringindo a compatibilidade de tudo para seus produtos, porém isso começou a mudar em 2015. Em fevereiro, a Apple passou a permitir que qualquer pessoa — independente do sistema operacional — criasse uma conta gratuita para utilizar os serviços do iCloud Web, que incluem o email, iCloud Drive, notas, calendário e até mesmo os web-aplicativos do iWork.

iOS 8.3 e Siri em Português.

Siri iOS 9

O iOS 8.3 só foi liberado para todos os usuários em abril, porém chegou nas mãos dos desenvolvedores ainda em fevereiro. A atualização teve uma rápida adoção após ser lançada oficialmente por dois principais motivos: diversos novos Emojis — incluindo as opções com tons de pele — e a Siri em português. A assistente chegou ao país de forma bem crua, sem saber responder a maioria das perguntas e cheia de falhas na pronúncia, porém foi sendo aprimorada no decorrer do ano.

O novo MacBook e o Trackpad Force Touch.

MacBook-Retina

Em 2015, a Apple fez algo que há alguns anos já não era costume: realizar um evento no início do ano. No dia 9 de março, no evento “Spring Forward“, a empresa apresentou para a imprensa o novo — e muito aguardado — novo MacBook com tela Retina de 12 polegadas. O novo MacBook foi considerado radical em diversos sentidos: novo corpo extremamente fino e leve, teclado redesenhado, trackpad Force Touch, processador Intel Core M e, principalmente, uma única porta USB-C. O alto valor cobrado pelo novo modelo em contrapartida com suas limitações só contribuiu para que o MacBook se tornasse alvo de críticas negativas.

No mesmo evento, a Apple atualizou a linha dos MacBook Pro com tela Retina, adicionando também o novo trackpad com a tecnologia Force Touch do Apple Watch. A partir de então, os usuários puderam utilizar cliques mais fortes para executar novas ações no OS X, como pré-visualizar links e arquivos.

Versões de testes públicas do iOS.

iOS-8

Desde o primeiro iPhone OS, em 2007, a Apple só liberava as versões de testes (beta) do sistema para desenvolvedores, o que mudou no início deste ano. Em março, a Apple liberou pela primeira vez uma versão de testes do iOS 8.3 para alguns usuários selecionados. Posteriormente, com o iOS 9, o programa de testes foi liberado para qualquer usuário interessado.

Fim do iPhoto e a chegada do Fotos no OS X.

Photos-OS-X-Yosemite

A Apple havia prometido um novo aplicativo para gerenciar fotos no OS X ainda em 2014, porém isso só aconteceu em abril de 2015, com a chegada do novo aplicativo Fotos. Com isso, o antigo iPhoto, presente nos Macs desde 2002, foi oficialmente extinto. O novo aplicativo Fotos veio com um visual renovado, aproveitando todos os recursos do OS X Yosemite, e tem como princípio a integração com o iCloud.

Apple Watch nas lojas.

Apple-Watch-modelos-1024x488

O Apple Watch foi anunciado em setembro de 2014, junto com o iPhone 6, porém só chegou às lojas 7 meses depois, no dia 24 de abril. Ainda sim, o produto tinha estoques super limitados e restritos a poucos países. Apenas no final do ano os estoques foram normalizados e o lançamento em outros países, incluindo o Brasil, foi realizado. Nesses 7 meses, o produto recebeu algumas pequenas modificações do que foi anunciado, incluindo aprimoramentos na bateria, tela e no sistema operacional. A Apple ainda não liberou dados oficiais sobre as vendas do Watch, porém analistas afirmam que já é o produto mais vendido da categoria.

Apple Store em São Paulo.

Apple-Store-SP

Os brasileiros já mal conseguiam acreditar quando a Apple anunciou que primeira Apple Store da América Latina seria no Rio de Janeiro, inaugurada em 2014. Em 2015, a segunda Apple Store da América Latina também foi inaugurada em uma cidade do Brasil: São Paulo. A loja contou com a presença de milhares de fãs já no primeiro dia de funcionamento, 18 de abril.

OS X El Capitan.

Mission Control OS X El Capitan

O OS X Yosemite, apresentado em 2014, foi um erro em vários sentidos: recursos mal acabados, animações terríveis, desempenho péssimo, problemas com Wi-Fi e afins. A Apple, ciente disso, apresentou o OS X El Capitan na WWDC 2015, em 8 de junho. A nova versão do OS X não trouxe tantas novidades quanto as anteriores, porém certamente melhorou muito o funcionamento do sistema. Mesmo assim, recursos como divisão de tela entre dois aplicativos, Spotlight inteligente e o aplicativo Notas redesenhado foram adicionados. O novo OS X El Capitan também marcou a chegada da nova fonte “San Francisco” nos sistemas operacionais da Apple.

iOS 9.

iOS 9

Assim como o OS X El Capitan, o iOS 9 — também apresentado na WWDC 2015 — teve como foco principal melhorar o desempenho do sistema. A ideia era deixar tudo mais rápido, desde o tempo para abrir os aplicativos até a fluidez das animações. Muitos recursos importantes foram adicionados ao iOS 9, como o novo Spotlight com sugestões, Siri mais inteligente, modo de pouca energia, aplicativo Notas reformulado, uso de teclados externos aprimorado e o uso de dois aplicativos simultâneos no iPad. O que mais surpreendeu foi o fato da Apple liberar o iOS 9 para todos os dispositivos que já eram compatíveis com o iOS 8, incluindo o iPhone 4s e o iPad 2.

watchOS 2.

Apple Watch

O Apple Watch tinha acabado de chegar às lojas, porém, considerando que 9 meses já haviam se passado, era hora de planejar mudanças no sistema operacional do relógio — o que aconteceu na WWDC 2015. A Apple apresentou o “watchOS 2”, a segunda versão do sistema do Watch que trouxe várias novidades, incluindo um novo seletor de contatos, modo despertador, novas faces e, principalmente, o suporte nativo aos aplicativos. Com isso, foi possível não apenas armazenar os aplicativos no Watch, mas também aproveitar mais do aparelho, como o microfone, alto-falante e outros sensores.

Apple Music.

Music-iOS-8.4-1024x622

O serviço de streaming de músicas por assinatura da Apple finalmente foi apresentado na WWDC 2015. O Apple Music veio para competir com os já existentes Spotify, Tidal e outros serviços da área, com foco na interação dos artistas com os fãs por meio do “Connect”. Apesar da apresentação ter acontecido junto com o iOS 9, a Apple disponibilizou o Apple Music com o iOS 8.4 e um aplicativo de Música completamente redesenhado ainda em junho. Atualmente, o serviço já conta com mais de 15 milhões de usuários.

Swift 2 com código aberto.

Swift 2

Ainda na WWDC 2015, a Apple apresentou aos desenvolvedores a segunda versão de sua nova linguagem de programação Swift. Além das novidades na linguagem, a empresa fez algo completamente inesperado: liberou o código aberto da Swift. Assim, os desenvolvedores agora podem utilizar a Swift 2 em qualquer plataforma, não apenas nos sistemas da Apple.

Novos iPods.

Apple iPod nano shuffle touch 2015

Desde 2o12 sem atualizações, há quem pensava que a linha iPod estava morta para a Apple. Porém, em julho de 2015, a empresa surpreendeu aos usuários quando lançou novas cores para o iPod shuffle e iPod nano, além de atualizar o iPod touch com um processador A8 de 64-bits e câmera traseira de 8 Megapixels.

Novos modelos e pulseiras do Apple Watch.

Apple Watch Hermes

Em setembro, a Apple realizou um de seus maiores eventos da história. Apesar de já ter se passado um ano após o anúncio do Watch, o produto só chegou às lojas em abril, então a empresa optou por apenas lançar novos modelos e pulseiras da geração atual. Entre as novidades, se destacaram os novos Watch Sport nas cores dourado e ouro rosa, além dos modelos feitos em parceria com a Hermès.

iPad Pro, iPad mini 4 e Apple Pencil.

iPad Pro iMovie

Depois de praticamente um ano com especulações sobre uma versão maior do iPad, a Apple apresentou no evento de setembro o iPad Pro: um iPad com tela de 12 polegadas e com especificações melhores. O iPad Pro surpreendeu em vários aspectos, entre eles no processador A9X — que é mais rápido do que muitos processadores utilizados até mesmo nos Macs — no novo sistema de som e também na nova tela Retina. Para acompanhar o iPad Pro, a Apple também lançou o Smart Keyboard e a Apple Pencil, uma caneta digital com sensores de pressão que pode ser utilizada principalmente em aplicativos de desenho, eleita uma das melhores no ramo. Apesar disso, o fato de rodar o iOS e ainda ter poucos aplicativos adaptados para a tela maior gera dúvidas sobre o foco do produto.

Sem muitos detalhes, a Apple também anunciou o iPad mini de quarta geração que, basicamente, conta com o mesmo hardware do iPad Air 2.

A tão aguardada Apple TV com aplicativos.

Apple TV 2015 2

E coloque “aguardada” nisso. Há muitos anos já se comenta sobre a possibilidade de uma nova Apple TV com aplicativos de terceiros, porém só em setembro de 2015 se tornou realidade. A Apple TV de quarta geração foi considerada um grande salto em relação ao modelo anterior, agora com uma interface redesenhada, um controle com superfície sensível ao toque, Siri e, principalmente, uma App Store. Graças ao processador A8 — em contrapartida com o A5 da geração anterior — a nova Apple TV consegue não apenas rodar aplicativos, como também diversos jogos, o que se tornou um dos principais atrativos do dispositivo. A Siri também foi toda adaptada para a TV, permitindo que os usuários encontrem filmes, séries, músicas e afins no catálogo de vários serviços e de modo bem específico.

iPhone 6s.

iPhone 6s

“Só mudou uma coisa. Tudo.” a campanha que a Apple criou para a divulgação do iPhone 6s, apresentado também no evento especial de setembro, reforça a ideia de que as linhas “S” do iPhone costumam trazer diversas novidades internas no aparelho. Apesar do mesmo visual do iPhone 6, o iPhone 6s trouxe a nova tela 3D Touch que é sensível a vários níveis de pressão, permitindo que o usuário acesse funções diferentes no sistema com um toque leve ou forte. A câmera traseira agora saltou de 8MP para 12MP com gravação de vídeos em 4K, enquanto a frontal teve um enorme avanço, indo de 1.2MP para 5MP, além de contar uma espécie de “flash frontal”. Com as novas câmeras e a tela 3D Touch, também foram apresentadas as Live Photos, que são fotos com movimento. Tudo ficou mais rápido na nova geração, incluindo o processador e o Touch ID — que são duas vezes mais rápidos do que no iPhone 6. Por fora, a Apple passou a utilizar um novo corpo de Alumínio 7000 mais resistente, disponível agora na cor ouro rosa. Apesar disso, o aparelho teve sua espessura aumentada em 0,2mm e a bateria foi levemente reduzida.

Planos com mais espaço no iCloud.

iCloud

O iCloud foi apresentado em 2011 e, desde então, se manteve com os mesmos planos anunciados. Com a liberação do iOS 9 para todos os usuários, a Apple também anunciou que aumentaria o espaço do iCloud em todos os planos, começando com o de 50GB por $0,99 ao mês — antes apenas 20GB. Apesar disso, a decisão da Apple de manter somente 5GB gratuitos ainda gera controvérsias.

Apple lança seus primeiros aplicativos para Android.

Apple Music Android

“O inferno congelou”, foi a frase utilizada por Steve Jobs ao apresentar a primeira versão do iTunes para o Windows em outubro de 2006. Agora, em 2015, a Apple novamente surpreendeu ao lançar seus primeiros aplicativos para o Android — sistema concorrente do iOS presente em celulares e tablets. Agora já é possível baixar o aplicativo do Apple Music na Google Play Store, além do Assistente de Migração do iOS.

Novo iMac 4K e Magic Accessories.

iMac 4K and 5K Retina

Na primeira metade de outubro, a Apple divulgou uma nota anunciando um iMac 4K — o primeiro iMac com tela Retina de 21,5 polegadas — e uma atualização para os demais iMacs. A empresa aproveitou também para anunciar a nova linha de “Magic Accessories”, que inclui um novo teclado sem fio mais compacto e com o novo mecanismo de teclas do MacBook, Magic Trackpad 2 com tecnologia Force Touch e, também, um Magic Mouse 2. Todos os novos acessórios abandonaras as pilhas e agora contam com uma bateria recarregável.

Mais Emojis no iOS 9.1 e OS X 10.11.1.

Emojis-OS-X-El-Capitan-10.11.1

A Apple já havia lançado o iOS 8.3 no início do ano com mais de 300 novos Emojis e, ainda sim, no final de outubro, liberou o iOS 9.1 e OS X El Capitan 10.11.1 trazendo mais de 150 novos aguardados Emojis, incluindo o polêmico “dedo do meio”.

Smart Battery Case para iPhone 6 e 6s.

Apple Smart Battery Case iPhone

E para fechar o ano com chave de ouro a Apple apresentou uma capa peculiar com bateria externa para o iPhone 6 e iPhone 6s: a Smart Battery Case. A capa foi lançada com a boa intenção de prolongar a vida útil da bateria do iPhone, além de ser a única a ter integração completa com o iOS e conexão para o microfone e alto-falante inferior. Perfeito, se não fosse o visual completamente bizarro da capa, que tem uma corcunda protuberância notável, onde são armazenados os componentes eletrônicos.

E os rumores para 2016 já começaram.

Nem precisou que 2015 acabasse para que começassem os rumores sobre o que a Apple deve apresentar em 2016. Além do óbvio, já foi mencionado que a empresa está planejando um iPhone 7 muito mais fino e a prova d’água, um novo MacBook Air com tela Retina, novos Macs Pro e grandes novidades para a Siri no iOS 10.

Este provavelmente é o último artigo do iHelp BR publicado em 2015, portanto, voltaremos em 2016 com muitas novidades! Obrigado por nos acompanharem neste ano.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.