A pandemia do coronavírus continua afetando várias pessoas e empresas ao redor do mundo, e não foi diferente com a Apple. A empresa, que já fechou todas as suas lojas ao redor do mundo, pode ter que adiar seus próximos lançamentos. É o que diz a agência de notícias Nikkei, que ouviu de suas fontes que a Apple considera adiar o anúncio do iPhone 12 diante da situação atual.
Conceito do iPhone 12 criado por Ben Geskin. Imagem: Twitter
Já haviam especulações sobre o assunto, mas essa é a primeira vez que a empresa supostamente considerou modificar o calendário de lançamentos deste ano por conta do COVID-19. Para este ano, os rumores indicam que a Apple trabalha em uma versão redesenhada do iPhone, com sensor 3D na câmera traseira e suporte para redes 5G pela primeira vez em um aparelho da marca.
Segundo a Nikkei, os executivos da Apple não querem lançar um produto com várias novidades tendo a possibilidade de uma queda significativa nas vendas. “Eles precisam que o primeiro iPhone com 5G seja um sucesso” disse uma das fontes. Outras concorrentes como a Samsung já lançaram celulares com 5G neste ano, antes da pandemia.
Embora os novos iPhones normalmente sejam anunciados em setembro, o processo de fabricação em massa começa muito antes — geralmente entre o final de maio e início de junho. Mesmo com algumas fábricas funcionando normalmente na China, a maioria dos funcionários da Apple não está trabalhando regularmente, o que pode atrapalhar o andamento do projeto.
Isso significa que, se o projeto do novo iPhone não estiver concluído até maio deste ano, as chances do lançamento ser adiado serão altas. A Nikkei não disse qual será a nova data escolhida para o anúncio do iPhone 12, apenas que o celular pode “atrasar em meses”. Em 2017, o iPhone X só chegou às lojas em novembro por conta da produção reduzida, enquanto o iPhone XR foi vendido apenas a partir de outubro de 2018 em um caso similar.
Algo parecido pode acontecer neste ano, com a diferença de que antes a Apple teve outros modelos para colocar nas lojas em setembro e assim segurar as vendas durante esse período. Tudo indica que a empresa pretendia lançar um novo iPhone mais barato neste mês, mas parece que os planos mudaram com os últimos ocorridos.
Sem comentar o assunto diretamente, Tim Cook publicou um vídeo no Twitter em que disse estar trabalhando de casa, e que a Apple tem usado todos os recursos possíveis para colaborar no combate ao coronavírus ao redor do mundo.
Com informações de 9to5Mac.