Foi-se o tempo em que discutiu-se a possibilidade da Apple estar desenvolvendo em um relógio inteligente, rumor que começou ainda por volta de 2010. Agora, com o Apple Watch no mercado, parece que a empresa pretende se lançar ainda mais no mercado de aparelhos vestíveis, desta vez com óculos. De acordo com fontes da Bloomberg, que costuma acertar todas, a Apple está trabalhando em novos óculos inteligentes.
Demonstração do Google Glass.
O projeto ainda estaria em uma fase muito inicial, em que os engenheiros da Apple estão apenas explorando a tecnologia sem a intenção de realmente desenvolver um produto final para os consumidores. Assim como o Apple Watch, os óculos inteligentes da Apple se conectam ao iPhone por conexão sem fio (provavelmente Bluetooth) e exibem diversas informações para o usuário na lente. Além disso, os óculos também fazem uso da “realidade aumentada” para algumas tarefas.
Os informantes do site americano afirmaram que a Apple está conversando com algumas de suas fornecedoras para obter os componentes dos óculos, porém, como dito anteriormente, nada ainda em grande escala pensando na fabricação em massa do produto. Se tudo sair como o esperado e o projeto não for cancelado ou adiado, a empresa deve lançar seus novos óculos inteligentes em 2018. Obviamente, a Apple se recusou a comentar sobre o assunto.
Esta não é a primeira vez que surgem rumores sobre a Apple desenvolver seus próprios óculos inteligentes. Vários rumores anteriores já cogitavam que a empresa estaria trabalhando no produto, que deve contar com tecnologia de realidade aumentada. Em 2013, a Apple comprou a empresa PrimeSense, responsável por ter desenvolvido a tecnologia original utilizada no Kinect, da Microsoft. Várias outras empresas especializadas em realidade aumentada também foram adquiridas pela Apple nos últimos dois anos. O próprio Tim Cook, atual presidente da Apple, comentou abertamente o interesse na tecnologia em uma entrevista neste ano.
“A realidade aumentada pode ser ótima, e nós continuaremos investindo muito nela. Acreditamos que há grandes coisas para os consumidores e uma ótima oportunidade no mercado.”
Os desafios na área ainda são muitos, principalmente se tratando de óculos visualmente agradáveis ao público. Será necessário colocar toda a tecnologia em um espaço muito pequeno, menor do que o Apple Watch. A Google tentou se arriscar no mercado com o Glass, porém o produto fracassou por ser muito lento, ter uma bateria com pouquíssima duração, não ter um visual agradável e, principalmente, por custar 1.500 dólares. Só o tempo dirá se a Apple vai conseguir superar estes obstáculos e terá sucesso na categoria.