Mesmo sem entrada para fones de ouvido desde 2016, o iPhone continuou sendo vendido com uma versão modificada dos fones EarPods com conector Lightning. Neste ano, porém, as coisas podem ser diferentes. Segundo o analista de tecnologia Ming-Chi Kuo, a Apple considera não enviar mais os EarPods na caixa do iPhone 12.
O analista afirmou que, caso isso venha a acontecer, a decisão estará diretamente relacionada com o impulsionamento das vendas dos AirPods — os fones sem fio da Apple. O acessório tem feito bastante sucesso desde que foi lançado, e a empresa acredita que mais pessoas vão comprar a versão sem fio do fone caso o iPhone não venha acompanhado dos antigos EarPods.
O problema é a diferença no preço entre os dois produtos para serem comprados separadamente. Enquanto os EarPods custam R$249, a versão mais simples dos AirPods é vendida por R$1.349. Kuo acredita que a Apple oferecerá um desconto especial nos AirPods caso sejam adquiridos junto ao iPhone, em uma espécie de pacote promocional. Ainda sim, a mudança deve frustrar alguns consumidores.
Apesar disso, o fim dos EarPods não chega a ser uma surpresa. A Apple sempre deixou claro que os usuários vão ter uma experiência melhor com seus dispositivos ao usarem acessórios sem fio, e as vendas dos AirPods só aumentaram desde que a primeira geração foi anunciada há quase quatro anos. Rumores também sugerem que a Apple quer lançar um iPhone sem qualquer tipo de conexão externa em 2021, e isso removeria de vez a compatibilidade com qualquer fone com fios.
A boa notícia é que, desde que a Apple retirou a entrada para fones de ouvido no iPhone 7, o preço dos fones sem fio de outras marcas caiu consideravelmente no mercado, já que a demanda por essa categoria aumentou. Também há de se considerar que, diante de uma crise mundial, remover os fones da caixa pode ser uma solução para cortar custos e evitar o aumento no preço final do iPhone.
E você, o que acha da ideia de um iPhone que não acompanha fones de ouvido na caixa?
Com informações de 9to5Mac.