MacRumores

Bloomberg: Apple deve anunciar transição de Intel para chip ARM no Mac em breve

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Os rumores sobre a Apple adotar seus próprios chips ARM no Mac já são bem antigos, mas ganharam força no último ano. Agora, porém, a Bloomberg surpreendeu ao dizer que a empresa pretende anunciar a transição de Intel para ARM no Mac muito em breve, possivelmente na WWDC 2020.

De acordo com fontes do veículo, os testes internos com chips ARM no Mac surpreenderam a Apple, já que a arquitetura conseguiu oferecer mais desempenho e também eficiência de energia em relação aos atuais processadores da Intel. Com isso, a empresa já se sente pronta para anunciar a grande mudança ao público.

Os chips ARM, no caso, são os mesmos que a Apple utiliza em aparelhos como o iPhone e iPad — como o A13 Bionic, do iPhone 11 e iPhone 11 Pro. Ao contrário dos processadores da Intel, os chips ARM utilizados nos dispositivos iOS são projetados pela própria Apple. Dessa forma, a empresa possui mais controle em como otimizar a tanto a performance do componente quanto do sistema operacional para extrair melhores resultados.

Ao abandonar a Intel, a Apple não apenas deve conseguir oferecer Macs mais potentes, como também poderá lançar novos modelos com mais frequência. A empresa já precisou adiar vários lançamentos de Mac por problemas com a Intel no passado, algo que não acontece com o iPhone e iPad já que utilizam processadores da própria Apple.

A transição, porém, deve acontecer aos poucos e não estará disponível imediatamente ao consumidor final. Segundo a reportagem da Bloomberg, a Apple provavelmente anunciará neste mês um kit para que desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos do macOS para a nova arquitetura. Afinal, muitos programas não serão compatíveis com o processador ARM de imediato. Somente em 2021 é que a Apple lançará um novo Mac com chip ARM que será vendido nas lojas, tempo suficiente para que os principais apps do macOS estejam prontos para a nova tecnologia.

A Apple está testando pelo menos quatro modelos diferentes de Mac que rodam com o processador A14, que deve equipar também a nova geração do iPhone neste ano. Além do processador principal, o Mac ARM contará com processador gráfico e mecanismo de redes neurais próprios da empresa.

Em uma nota relacionada, Sonny Dickinson — que costuma vazar algumas informações sobre produtos da Apple — comentou em seu Twitter que a Apple também irá anunciar nos próximos dias um novo iMac redesenhado, com visual similar ao do recém-lançado Pro Display XDR. Dickinson também disse que o novo iMac contará com gráficos AMD Navi, chip de segurança T2 e SSD em todos os modelos.

Novo iMac chegando na WWDC. Mesma linha de design do iPad Pro, com bordas do Pro Display. Chip T2, GPU AMD Navi e sem Fusion Drive.

A WWDC 2020 começa no dia 22 de junho, mas a Apple ainda não confirmou a programação do evento — que geralmente conta com apresentações durante toda a semana.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.