A Apple lançou a quarta geração do iPad Pro em março deste ano, mas outros novos iPads ainda devem ser anunciados no decorrer de 2020. Segundo informações do analista de tecnologia Ming-Chi Kuo, a empresa de Cupertino está trabalhando em pelo menos dois novos iPads para os próximos 12 meses.
O relatório sugere que o iPad Air será o próximo tablet da Apple a receber uma atualização. Kuo menciona que o dispositivo contará com uma tela maior, passando de 10.5 para 10.8 polegadas. Anteriormente, o analista já havia comentado que o iPad Air será redesenhado com visual similar ao do iPad Pro, sem botão Início.
Só que, ao invés do sistema de reconhecimento facial (Face ID), a Apple pretende adotar uma nova versão do Touch ID que será embutida na tela — algo inédito na linha de produtos da companhia. O motivo principal é o custo dos sensores da câmera frontal TrueDepth, que ainda é relativamente alto. Dessa forma, a Apple pode retirar o botão, diminuir as bordas do iPad Air e ainda sim oferecer a autenticação biométrica.
Uma nova versão do iPad mini também está sendo desenvolvida, dessa vez com tela entre 8.5 e 9 polegadas. Todos os modelos já lançados do iPad mini contam com tela de 7.9 polegadas, o que sugere um novo visual também para a versão menor do tablet com melhor aproveitamento do espaço frontal.
De acordo com as fontes de Ming-Chi Kuo, além da tela, apenas o processador dos iPads será atualizado para um chip mais recente. Sendo assim, a Apple continuará oferecendo versões intermediárias do iPad com algumas tecnologias mais modernas sem ter que alterar o preço do produto.
Enquanto a nova geração do iPad Air é esperada já para o segundo semestre deste ano, o novo iPad mini pode atrasar e ser lançado apenas no primeiro semestre de 2021. Tanto o iPad Air quanto o iPad mini foram atualizados juntos pela última vez em março de 2019.
Em uma nota relacionada, Kuo citou alguns detalhes sobre os supostos óculos de realidade aumentada da Apple. A companhia segue trabalhando no produto, mas o anúncio oficial dificilmente acontecerá antes de 2022. Tudo indica que o acessório é extremamente complexo para ser fabricado, o que deve atrasar o lançamento.
Com informações de 9to5Mac.