Faltam menos de dois meses para a WWDC 2019, a grande conferência anual da Apple em que são anunciadas as novas versões dos sistemas operacionais da empresa. Alguns boatos que já circulavam na internet há algum tempo mencionam grandes novidades para o iOS 13 neste ano. Hoje (15), o site 9to5Mac trouxe ainda mais detalhes sobre como será a nova versão do sistema que acompanha o iPhone e iPad.
Conceito do iOS 13 criado por Jake Sworski
De acordo com fontes do site, o iOS 13 contará com o tão aguardado tema escuro — que alterna a cor principal dos aplicativos assim como no macOS Mojave. Assim como no Mac, haverá um novo menu no aplicativo Ajustes para ativar ou desativar o tema escuro, além de uma opção de acessibilidade para utilizá-lo em alto contraste.
As principais novidades, porém, serão voltadas ao iPad. Assim como no iOS 11, que trouxe a navegação por gestos e a Dock mais completa, a Apple pretende impulsionar ainda mais o uso do tablet como substituto dos notebooks. Para isso, o iOS 13 dará ainda mais liberdade aos desenvolvedores.
Entre as mudanças, será possível criar aplicativos com painéis internos em forma de janelas. A barra de ferramentas do Photoshop para iPad, por exemplo, poderia ser arrastada por toda a tela assim como no programa de computador. O funcionamento deve ser similar ao que já existe com o PanelKit, um conceito prático que mostra como seria o uso de janelas no iOS.
O gesto de desfazer no iPhone e iPad, atualmente desconhecido por muitos, deve ser aprimorado com a nova versão do sistema operacional. Basta balançar o dispositivo rapidamente para cancelar alguma alteração no iOS, porém vários usuários sequer fazem ideia de que isso é possível ou simplesmente não gostam do gesto.
Com o iOS 13 será preciso apenas tocar com três dedos simultaneamente no teclado e, em seguida, arrastar para a esquerda ou direita para desfazer ou refazer ações. Haverá uma espécie de tutorial para o usuário ao utilizar o teclado pela primeira vez após atualizar o sistema.
Também no iPad, o Safari deve finalmente forçar a abertura de sites em suas respectivas versões para computador ao invés de carregar a página adaptada para o iPhone. Outro avanço considerável para os usuários profissionais será a possibilidade de instalar tipografias de terceiros no sistema sem a necessidade de criar um perfil de uso no Mac. O aplicativo Ajustes contará com um catálogo para facilitar o gerenciamento de fontes instaladas.
Alguns aplicativos do sistema serão completamente redesenhados, especialmente aqueles que já estão abandonados há um bom tempo. O Mail da Apple contará com a opção de organizar os emails recebidos em categorias criadas pelo usuário no iOS 13, além de oferecer uma lista para “lembrar mais tarde”.
A colaboração em documentos como apresentações do Keynote será aprimorada e novos gestos estarão presentes por todo o sistema. Até mesmo a visualização que é exibida ao aumentar ou diminuir o volume do dispositivo, que já se tornou piada na internet por irritar vários usuários, deve ser alterada para ficar mais discreta na tela.
Anteriormente, o colunista de tecnologia da Bloomberg Mark Gurman disse que a Apple pretende apresentar com o iOS 13 uma nova tela inicial para o sistema, melhorias no gerenciamento de arquivos, abas nos aplicativos e novos controles para a Apple Pencil.
O iOS 13 será anunciado para desenvolvedores no dia 3 de junho de 2019, porém a atualização só deve ser lançada para todos os usuários no final do ano.