iPhoneRumores

Rumor: iPhone 12 Pro contará com tela de 120Hz e zoom da câmera traseira aprimorado

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iPhone 12 será anunciado em algum momento no final deste ano, e a Apple continua trabalhando nos ajustes finais do aparelho para que isso aconteça. Segundo novas informações do canal EverythingApplePro com Max Weinbach, os modelos da linha “Pro” deste ano vão contar com tela de 120Hz, zoom da câmera traseira aprimorado e mais.

Fontes do canal disseram que a Apple chegou a testar modelos do iPhone 12 Pro com a tecnologia ProMotion do iPad Pro, que exibe imagens na tela com a frequência de até 120Hz. Isso significa que, a cada segundo, a tela pode exibir 120 quadros para compor os movimentos, tornando animações como o deslizar de uma página mais suave.

O recurso, porém, pode ser descartado por consumir muita energia. Caso seja adotado na versão final do celular, o ProMotion do iPhone 12 Pro se comportará como no iPad e deve alterar a frequência em tempo real. Dessa forma, a taxa de atualização da tela será reduzida ao exibir um conteúdo estático, por exemplo, para economizar bateria.

Para compensar o aumento no consumo de energia do aparelho, as baterias internas devem ficar maiores. Segundo o EverythingApplePro, o iPhone 12 Pro Max, especificamente, contará com bateria interna de 4.400mAh de capacidade — a bateria do iPhone 11 Pro Max tem 3.969mAh. A adoção do suporte para redes 5G também deve impactar na bateria, então os resultados no dia a dia não devem ser muitos diferentes se comparados com a geração atual neste quesito.

Corroborando ainda mais os indícios de que o recorte no topo da tela do iPhone ficará menor na próxima geração, o vídeo menciona também que os sensores do Face ID serão mais uma vez aprimorados. O reconhecimento facial dos novos aparelhos deve ser capaz de identificar o rosto do usuário em mais ângulos e distâncias, além de ficar ainda mais rápido.

Já sobre as câmeras, sabemos por meio de outros rumores que a Apple deve adicionar o scanner LiDAR do iPad Pro nas versões mais caras do iPhone 12. Com o scanner LiDAR, o aparelho consegue recriar cenários em 3D para tornar o uso de realidade aumentada mais preciso. No iPhone, porém, o sensor também contribuirá para aperfeiçoar fotos em Modo Retrato.

O foco automático ficará mais ágil e a estabilização de imagem será melhorada. Tanto o recurso Smart HDR quanto o Modo Noite vão receber aprimoramentos para reduzir o ruído das imagens, melhorar o contraste e capturar ainda mais luz em ambientes escuros.

A lente traseira teleobjetiva, que oferece o zoom óptico (ou seja, zoom real sem a necessidade de recortar a imagem digitalmente), será supostamente atualizada para capturar imagens com aumento de até três vezes. Desde o iPhone 7 Plus, a lente teleobjetiva oferece zoom óptico de apenas duas vezes.

Confira o vídeo na íntegra abaixo, em inglês:

Embora o cancelamento do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro seja extremamente improvável, tudo indica que o lançamento será adiado devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que afetou o desenvolvimento e a produção do telefone. Ao invés de setembro, os novos iPhones devem chegar às lojas apenas em outubro ou novembro.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.