Aos poucos, começa mais uma temporada de rumores sobre os produtos da Apple. Embora o lançamento esteja previsto apenas para setembro, já existem boatos sobre o que esperar do novo iPhone. Segundo fontes do site japonês MacOtakara, o iPhone 12 contará com o novo padrão de Wi-Fi “IEEE 802.11ay“, que oferece velocidades muito mais altas em curto alcance.
O iPhone 11 e o iPhone 11 Pro oferecem suporte ao padrão Wi-Fi 6 (802.11ax), que permite transmitir até 10 Gigabits de dados por segundo em alguns equipamentos e é mais eficiente ao distribuir a conexão para múltiplos aparelhos. Para este ano, a empresa pretende ir além com o Wi-Fi 802.11ay, que ainda está em fase de testes e não foi lançado oficialmente.
Tradicionalmente, os dispositivos com Wi-Fi atuais podem operar em duas frequências: 2.4GHz e 5GHz. Na primeira, o alcance da rede é maior, porém sofre mais interferências e consequentemente oferece velocidades menores. Com o 5GHz, o alcance da rede diminui, porém o sinal é muito mais forte com taxas de transmissão mais altas.
O Wi-Fi 802.11ay promete oferecer também a frequência de 60GHz além das outras duas. Nesse caso, a rede serve apenas para fins de curto alcance, porém a velocidade de transferência de dados pode chegar a 40 Gigabits por segundo. Mas, afinal, qual o sentido de tanta velocidade para algo que não funciona à distância?
Uma das respostas mais óbvias envolve o recurso AirDrop, presente nos dispositivos da Apple. O AirDrop cria uma conexão Wi-Fi direta entre dois aparelho próximos para que seja possível compartilhar arquivos rapidamente entre eles sem a necessidade de internet. A nova tecnologia permitirá que esses arquivos sejam enviados de um iPhone para outro em muito menos tempo, o que é útil para vídeos em 4K ou fotos em RAW.
As fontes do MacOtakara também disseram que a Apple continua trabalhando em etiquetas rastreáveis, com previsão de lançamento para o final de 2020. O acessório deve contar com bateria recarregável por indução e também sera à prova d’água.