A Apple sempre sacrificou certos recursos de seus produtos para priorizar o design. Isso aconteceu com o MacBook mais fino já lançado, com apenas uma conexão USB-C, e a remoção da entrada para fones a partir do iPhone 7. Isso ainda rende muita discussão entre os usuários — e tudo indica que não está longe de acabar. De acordo com o MacOtakara, a empresa pretende agora remover o conector P2 para fones de ouvido da próxima geração do iPad Pro.
Conceito de novo iPad Pro criado por Álvaro Pabesio
Informações recebidas pelo site japonês mostram que os novos iPads serão menores e mais finos do que os modelos atuais, isso porque a Apple deve seguir a tendência do iPhone X e reduzir as bordas ao redor da tela. Para atingir esse objetivo e certamente aumentar ainda mais a demanda por acessórios sem fio, a entrada para fones de ouvido deve desaparecer do iPad Pro. E considerando que nenhum iPad é vendido com EarPods na caixa, dificilmente a Apple enviará um adaptador como faz atualmente no iPhone.
Fontes do MacOtakara também reforçam que a nova geração do iPad Pro será lançada com Face ID, já que o botão Início e o Touch ID devem desaparecer para acomodar a nova tela com bordas reduzidas. Embora isso seja algo esperado, é aí que as coisas ficam estranhas no relato do site. Ao que parece, a Apple ainda está com dificuldades para fazer com que o reconhecimento facial funcione em várias orientações.
No iPhone X só é possível utilizar o Face ID com o aparelho na vertical, mas isso acaba não sendo um problema quando se trata de um celular. Essa situação em um iPad, porém, deve ser muito mais incômoda. A própria Apple destaca o iPad Pro sendo muito utilizado na horizontal como um computador, acoplado ao teclado. O site defende que o novo iPad Pro pode chegar às lojas com o Face ID travado para funcionar apenas na vertical, o que parece ser um tanto improvável.
Embora o MacOtakara seja uma ótima fonte sobre futuros lançamentos da Apple, o site possui alguns erros em seu histórico. Por conta disso, a informação deve ser considerada com cautela. Com ou sem Face ID, a terceira geração do iPad Pro deve ser lançada no final deste ano.