A Apple deve anunciar o iOS 13 para os desenvolvedores apenas em junho deste ano, durante a WWDC 2019, mas os boatos sobre a próxima grande atualização do sistema operacional do iPhone e iPad já circulam na internet. De acordo com fontes de Mark Gurman, da Bloomberg, a nova versão passará por grandes mudanças.
Gurman já é conhecido por ter ótimas fontes dentro da Apple e suas informações em primeira mão quase sempre estão corretas. Dessa vez, o especialista em tecnologia afirmou que o iOS 13 contará com um tema escuro, assim como o macOS Mojave, para melhorar a visualização de conteúdos durante a noite.
A novidade faz parte de um conjunto de mudanças visuais que serão feitas no sistema, incluindo uma nova tela inicial completamente redesenhada e com foco em aproveitar ao máximo os recursos do iPad.
A Apple deve permitir que os aplicativos tenham múltiplas janelas no tablet por meio de abas, assim como já acontece no Safari. Dessa forma, o usuário conseguiria abrir, por exemplo, dois documentos do Pages ao mesmo tempo.
O gerenciador de arquivos do iOS será aprimorado com a nova versão e a Apple Pencil terá novas funções por todo o sistema. A visualização do CarPlay, versão do iOS adaptada para painéis de automóveis, também será repaginada.
Além disso, junto com o iOS 13, a Apple deve anunciar pelo menos dois novos serviços por assinatura: um de filmes e séries para concorrer com o Netflix e outro de jornais e revistas. Há também rumores sobre um terceiro serviço para este ano, que seria uma plataforma de jogos para iOS similar ao Xbox Game Pass.
No ano passado, Mark Gurman chegou a comentar também que a Apple pretendia renovar o aplicativo padrão de Fotos do iOS com novas formas de organizar a biblioteca e melhorias na importação de imagens de armazenamentos externos para o dispositivo. Ele mencionou também que o aplicativo Mail terá a possibilidade de silenciar tópicos específicos.
Ainda não há data confirmada para a WWDC 2019 e o iOS 13 só deve ser liberado para todos os usuários no final do ano.